Pular para o conteúdo principal

Justo: personagem ilustre do bairro será homenageado pela Escola de Samba Unidos de Boracéia

CARNAVAL BERTIOGA 2026


Justo: personagem ilustre do bairro será homenageado pela Escola de Samba Unidos de Boracéia


A história de um dos moradores mais ilustre e respeitado da comunidade vai ser imortalizada no samba enredo da agremiação carnavalesca 


Por Aristides Barros


Vida dedicada a Boracéia

A Escola de Samba Unidos de Boracéia vai marcar a sua estreia no Carnaval de Bertioga com a responsabilidade de contar e cantar a história de vida do sergipano Justo Francisco de Resende (05/02/1933-10/09/2022), que é reconhecidamente uma das pilastras das conquistas do bairro. 


“O samba enredo está sendo preparado”, revelou Genésio dos Santos que é o presidente da agremiação e está na “correria” para colocar a escola na avenida. Ele conseguiu superar o problema principal sobre os instrumentos musicais que conseguiu com um amigo em Suzano. “Tudo pronto e afinador vamos só falta entrar na passarela do samba”, pontuou. 


“A participação da Unidos de Boracéia vai ser impecável e vai abrilhantar ainda mais o carnaval bertioguense, que a cada ano fica mais espetacular”, garantiu Genésio dos Santos que já é conhecido de outros carnavais.


Ele vive e respira carnaval desde 1988, começou na Escola de Samba Acadêmicos de São João, passou pela Escola de Samba Estação Primeira de Brás Cubas, foi um dos fundadores da Escola Unidos da Vila Cléo e presidiu a Escola de Samba Império de Cesar. Todas as agremiações são da cidade de Mogi das Cruzes.    


A ideia de Boracéia ter uma escola de samba no carnaval da cidade foi comentada pelo vereador Magno Roberto Silva Souza, o Biró, que é morador do bairro. “De antemão desejo que seja um sucesso e no que for possível eu ajudar, estou à disposição”, afirmou.


Biró felicitou a iniciativa da escola de samba em homenagear o Justo, e lembrou que no seu primeiro mandato parlamentar, em 2017, fez uma Moção de Parabenização ao morador benemérito do bairro elencando a série de trabalhos que Justo liderou e participou para fortalecer Boracéia. 


“Tivemos a honra e o prazer de homenageá-lo ainda em vida num encontro entre amigos no Campo do Independente. E depois fomos todos para a casa do Justo que ficou muito feliz de reencontrar pessoas que já não via há muito tempo, e que foram alunos dele na escolinha de futebol”, lembrou o vereador. “O Justão fez muito pelo bairro, era um guerreiro que amava o futebol”, destacou Biró


Genésio (à esquerda) e o vereador Biró, trabalhos pela escola e pelo bairro

“É uma homenagem muito justa à pessoa que ainda hoje é lembrada com carinho pela  comunidade por tudo o que ele ajudou e fez para o desenvolvimento do bairro”, disse o vereador, elogiando a direção da Unidos de Boracéia pela iniciativa. No entendimento dele, tudo o que vier para fortalecer e dar boa visibilidade a Boracéia tem de ser aplaudido.


O presidente da escola de samba completou. “Pessoas que marcam a história do bairro merecem todas as honras e menções positivas e o nosso samba vai trazer isso. Fico contente do vereador ter gostado e espero contar com ele, com o comércio e empresários de Boracéia no apoio à nossa escola para fazermos um desfile à altura do homenageado e também da dignidade do povo do nosso bairro”, afirmou Genésio dos Santos.


A Escola de Samba Unidos de Boracéia foi fundada em 2021, nascendo do bloco carnavalesco Vem Que Tem Bora. E neste ano ela vem com tudo para engrandecer o Carnaval de Bertioga que corpo e status, já se posicionando entre os melhores carnavais da Baixada Santista.


Homenagem a um batalhador 



Nenê ao lado do pai

Alexandro Santos Resende, o Nenê, um dos filhos do homenageado disse que a família se sente muito honrada pela homenagem ao seu pai. “É muito gratificante porque ele foi muito importante não só para a nossa família, mas para todos do bairro e de Bertioga. Era muito conhecido, muito querido, e eu sei que onde ele estiver está feliz por ser reconhecido por tudo o que fez aqui. Agradeço de coração a todas as pessoas envolvidas que lembram dele com carinho e com amor, como ele sempre foi visto”, falou Nenê.

   

Justo Francisco de Resende deixou a cidade de Itabaiana, no Sergipe, aos 16 anos de idade, vindo para São Paulo, direto para a Baixada Santista. Morou em Santos, depois Guarujá e   finalmente Boracéia, à época distrito santista.


Câmara parabeniza o morador

Na comunidade teve papel de destaque na área esportiva ao fundar as agremiações Clube Atlético Boracéia e Esporte Clube Mogiano e participou a ajudou para que a localidade tivesse um campo de futebol. Fez trabalhos visando lazer e diversão das crianças do bairro e também para o futuro delas ao lutar para que Boracéia conseguisse ter uma escola estadual. 


Justo era trabalhador da construção civil, onde começou como pedreiro e passou para Mestre de Obras. Era uma pessoa humilde mas a sua forte atuação na localidade o faz ser lembrado como uma das pessoas mais notáveis do bairro, um verdadeiro gigante nas ações que liderava para fortalecer Boracéia. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Bertioga, deputado Reis fala sobre assuntos que abalam a política nacional e o país

Na cidade, ele ajuda comunidades que precisam ser “separadas” do mapa do Perb para que elas possam continuar existindo Por Aristides Barros Reis defende a cassação de Eduardo Bolsonaro / Foto: AB Recentemente, o deputado estadual Paulo Batista dos Reis (PT) participou de uma reunião, em Bertioga, com líderes comunitários, um representante da Fundação Florestal e a prefeitura bertioguense para intermediar temas relacionados às obras necessárias nas Chácaras Mogianas em Boraceia.  Ele considerou que o encontro foi positivo, com a definição de que a Sabesp pode começar a fazer as obras de saneamento básico (rede de água e esgoto) na localidade e a prefeitura pode iniciar os trabalhos de infraestrutura de sua alçada. Isso tudo, havendo a sinalização positiva da Fundação Florestal, que é a gestora do Perb, e o aval do Governo do Estado.  Após os temas da reunião, a reportagem indagou Reis sobre como ele avalia o comportamento do governo brasileiro frente aos Estados Unidos mediante...

Sequência de despejos no “coração” de Bertioga é comparada a higienização social

Reintegração “imita” a política xenófoba dos países que expulsam imigrantes; na cidade litorânea os alvos são os pobres da Vila Tupi    Por Aristides Barros PM e oficial de justiça avisa o morador do despejo A Vila Tupi, no Centro de Bertioga, foi regularizada via processo fundiário que a princípio seria para beneficiar os moradores. A localidade foi reconhecida como área de interesse social e o plano regularizador era para o bem das famílias que vivem há décadas no local. Mas, várias delas  já foram descartadas do plano. Devido a ação atingir um grande número de famílias sem muitos recursos que moram no local fincado na área central da cidade muitos olhares veem o caso como um expurgo da população pobre da zona nobre de Bertioga. “É uma limpeza social”, afirmam e tom crítico à ação. Uma ação de reintegração de posse, com processo já transitado em julgado, prevê retirar cerca de 150 famílias da Vila Tupi e dezenas já foram despejadas. As que ainda estão em suas ca...

Advogado é agredido durante ação da Prefeitura de Bertioga e denuncia a violência

Doze agentes públicos entraram na propriedade do profissional forense e rolou a pancadaria que foi parar nas redes sociais  Por Aristides Barros Advogado em busca de justiça A apuração de uma suposta denúncia anônima de construção irregular em Área de Preservação Permanente (APP) resultou em atos de violência contra o dono da propriedade, o advogado e empresário João Xavier dos Santos Neto, 40 anos, alvo da ação que envolveu ao menos 12 agentes públicos, entre fiscais e GCM’s.  O caso teve forte repercussão com as imagens da agressão, gravadas via celular, indo parar nas redes sociais, o que gerou indignação devido a área de segurança pública, entre outras, ser um dos pontos fracos da administração.  É voz corrente e consensual na cidade de que o setor, apesar do alto investimento, mostra-se ineficiente na contenção da criminalidade. Por isso, ver um “pelotão” se lançando com fúria sobre um cidadão bertioguense não foi bom para a imagem da Prefeitura de Bertioga.  ...