Pular para o conteúdo principal

Em Bertioga, deputado Reis fala sobre assuntos que abalam a política nacional e o país

Na cidade, ele ajuda comunidades que precisam ser “separadas” do mapa do Perb para que elas possam continuar existindo


Por Aristides Barros



Reis defende a cassação de Eduardo Bolsonaro / Foto: AB

Recentemente, o deputado estadual Paulo Batista dos Reis (PT) participou de uma reunião, em Bertioga, com líderes comunitários, um representante da Fundação Florestal e a prefeitura bertioguense para intermediar temas relacionados às obras necessárias nas Chácaras Mogianas em Boraceia. 


Ele considerou que o encontro foi positivo, com a definição de que a Sabesp pode começar a fazer as obras de saneamento básico (rede de água e esgoto) na localidade e a prefeitura pode iniciar os trabalhos de infraestrutura de sua alçada. Isso tudo, havendo a sinalização positiva da Fundação Florestal, que é a gestora do Perb, e o aval do Governo do Estado. 


Após os temas da reunião, a reportagem indagou Reis sobre como ele avalia o comportamento do governo brasileiro frente aos Estados Unidos mediante os ataques contra a economia brasileira. A situação de conflito foi criada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL). 


Nos EUA, Eduardo Bolsonaro “trabalha” abertamente contra o Brasil visando livrar seu pai - o ex-presidente Jair Bolsonaro - de uma possível condenação por tentativa de Golpe de Estado, derrubada do Estado Democrático de Direito e outros crimes contra a nação.


O deputado petista assinalou que o governo federal trabalha para conter maiores danos à economia brasileira, que é o principal alvo do governo estadunidense.  “Lançou um pacote de R$ 30 bilhões para mitigar questões relacionadas às exportações. São Paulo é um dos principais prejudicados porque está entre os estados que mais exporta para os EUA”, apontou. 


Para ele é inaceitável que um deputado federal eleito por São Paulo fique no exterior prejudicando o país. “O Brasil é muito maior que tudo isso, é difícil desmontar a economia brasileira que tem as suas bases voltada para o mundo inteiro”, afirmou. “Não é atuação desse deputado, dessa família [Bolsonaro] que vai levar o Brasil a bancarrota”, completou. 


Reis não vê outra opção que não seja de o Congresso Nacional cassar o mandato do parlamentar. “Não vejo outra forma de que Câmara Federal faça o seu papel e promova cassação, fazer aquilo que todos os brasileiros estão pedindo que se casse o Eduardo Bolsonaro”, ponderou. Para ele, é inviável o povo brasileiro pagar mês a mês salários, gabinete a uma pessoa que está “lá fora prejudicando o país”. 


O petista foi questionado se as ações do deputado “estrangeiro” têm gerado conversas na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Reis disse que a base de sustentação do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), inclusive o próprio, é bolsonarista e apoia o que o parlamentar vem fazendo nos Estados Unidos. 


“Na Assembleia está havendo debates sobre essa questão, mas o bolsonarismo lá é muito forte, tem bastante deputados eleitos a bancada governista apoiadora do Tarcísio, que também bate continência para a bandeira dos EUA”, lamenta. “Nós, que somos paulistanos, paulistas, estamos sofrendo muito com a ação dessas pessoas”, comenta Reis alfinetando o governador que é carioca. 


“É uma bobagem”



Minha Casa Minha Vida, Jardim Rafael - Governo Federal / Foto: MCid

Reis foi informado de uma situação que incomoda o PT de Bertioga sobrea que a classe política da cidade (vereadores e prefeito) não fala que o governo federal, presidido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é o responsável por algumas obras, recursos e benefícios que são trazidos para a cidade.   


“O povo saberá fazer o seu julgamento na hora certa e obviamente vai dar os méritos para quem tiver mérito. Vai ver quem é o autor das obras públicas porque elas têm placas identificando o governo e as origens dos recursos”, explicou. 


“Essa história das pessoas quererem esconder, não querer mostrar quem realmente está fazendo é uma bobagem, o povo é sábio e na hora certa vai decidir por aqueles que realmente trabalham por ele” , completou. “O governo Lula tem ajudado muitas prefeituras no Brasil todo, ajuda muito o Estado de São Paulo”, reforçou. 


Ao final da entrevista o deputado “mandou” uma mensagem para o PT de Bertioga, incluindo a militância e simpatizantes do partido. “Perseverar sempre, não desistir nunca, trabalhar unidos porque se tiver unidade nós com certeza venceremos” , concluiu. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Expulsos pelo DER e abandonados pela Prefeitura de Bertioga

Famílias que vivem em Bertioga muito antes dela ser cidade são despejadas sem o menor respeito aos caiçaras   Por Aristide Barros Moradores estão à espera de soluções Ao menos cinco famílias, totalizando cerca de 15 pessoas - entre elas homens, mulheres, crianças e idosos, alguns deles com problemas de saúde em razão da idade avançada - lutam pelo direito a ter onde morar.  A luta é contra a Prefeitura de Bertioga e começou quando o Departamento de Estrada de Rodagem de São Paulo (DER) via reintegração de posse desabrigou as famílias que moravam (pasmem) embaixo de uma ponte na Rodovia Rio-Santos, que passa sobre o Rio Guaratuba.  O órgão estatal as tirou do local no dia 16 de setembro deste ano e a administração municipal bertioguense “dorme tranquila” sem dar nenhuma resposta sobre onde elas vão poder morar.  Diante da impotência das duas esferas de governo - estado e município - em oferecer o que tiraram delas: um local digno para viver, tão logo foram despej...

Bertioga não tem uma boa educação

Educação não se mede pelo IDEB  Por Claudemir Belintane (*) Professor universitário faz alerta para comunidade estudantil - Foto: Tânia Rego  / Agência Brasil Nas eleições municipais deste ano, muitos prefeitos afirmavam que em suas gestões a educação teria avançado bastante e citavam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Município, que teria alcançado ou superado a meta prevista. Infelizmente o povo e às vezes até mesmo educadores não entendem que o IDEB é um índice geral muito precário e que não serve para indicar avanços qualitativos no panorama nacional, estadual ou regional da educação. Além de não servir como parâmetro e avanços nem em Língua Portuguesa, nem em Matemática, o IDEB é também muito fácil de ser fraudado ou mesmo manipulado. Então, como nós, cidadãos, podemos saber se uma rede escolar ou a educação de um município vai bem? O teste é simples e objetivo, você mesmo pode fazer. Vamos lá!? Tomemos como exemplo o município de Bertioga e vejamos ...

Sancler: “primeiro o vereador tem de se fiscalizar para depois fiscalizar o prefeito”

O pré-candidato defende um Legislativo atento às próprias ações para ter condições morais de exercer o poder fiscalizador sobre o Executivo Por Aristides Barros Para Sancler ações da Câmara "espelham" a prefeitura Pessoas honestas cobram honestidade. Esse é o entendimento do pré-candidato a vereador Benedito Sancler Teles dos Santos (PT), o Sancler, sobre o que ele acredita ser determinante para uma relação saudável entre Legislativo e Executivo, com a positividade dela gerando bons trabalhos para a cidade.  “Bertioga e a sua população deveriam ser os maiores beneficiados pelas ações da Câmara e da prefeitura, ser o alvo principal de tudo o que for pretendido pelos vereadores e prefeito. Não tem sido assim, a cidade carece de políticas públicas e a falta delas penaliza ainda mais as pessoas e as famílias em condições de vulnerabilidade”, afirma o petista.  “Então, a gente precisa construir políticas públicas, ouvir o povo, levar as necessidades dele ao prefeito, que é a pesso...