Pular para o conteúdo principal

Nova diretoria do PT toma posse em clima de emoção e de cobranças ao prefeito de Bertioga

Jair Santana tem a ideia de “resgatar” antigos filiados e buscar novos, se aproximar das bases e de movimentos sociais

 

Por Aristides Barros


Componentes da nova diretoria 

Os novos dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) de Bertioga tomaram posse de seus cargos neste sábado (13), durante cerimônia realizada na Câmara Municipal. O evento dos petistas contou com as presenças do prefeito de Bertioga Marcelo Vilares (União) e do presidente do Legislativo bertioguense Carlos Ticianelli (PSD).


Ambos os representantes dos poderes Executivo e Legislativo foram convidados por Jair Santana, o novo presidente do PT de Bertioga. Ele vai estar à frente da sigla defendendo um mandato de quatro anos de duração. 


No novo quadro de diretores estão: Presidente, Jair Santana; Vice Presidenta, Vilene Lacerda; Secretário de Finanças, Benedito Sancler; Secretário de Organização, Ricardo Ubirajara; Secretário de Comunicação, Camila Pozzi; Secretário de Movimentos Sociais, Gil Soares; Secretária de Formação Política, Eneida Maria; Setorial Cultura e LGBTQIA +, William Vasconcellos; Conselho Fiscal, Maurício Santos e Marlene; Comissão de Ética: Douglas e Lucas. 

   

Três tempos - Jair Santana chega com ideias de intensificar as ações da sigla partidária levando o PT a estar ativo, presente e atuante, nos movimentos sociais na busca de soluções aos problemas dos bairros centrais e periféricos. 


O presidente quer somar a experiência da militância da velha guarda com a militância jovem, visando que a união de gerações conduza Bertioga a um futuro melhor.


Dois fortes expoentes da velha guarda do partido, os ex-vereadores Maurício Souza e Renatinho, que participaram do ato de posse, podem contribuir de forma determinante para esse trabalho.


Experiência: os ex-vereadores Mauricio e Renatinho

O atual presidente quer mais aproximação com as bases e ampliar o quadro de filiados. “Temos de movimentar o partido que está muito parado”, reconhece em alusão  a tese de que ócio não leva ninguém a lugar nenhum. “Despertando a atenção das pessoas para o partido e vamos ganhar mais filiados, mais adesões”, prevê.  

 

Ele observa que o PT de Bertioga tem de ser participativo, ativo e pró-ativo, chamar a atenção do povo por meio de ações e trabalhos necessários à cidade. Tudo com coerência e que faça os olhos da população se voltar para o partido. 


Oposição coerente

Jair Santana (esq) e Marcelo Vilares

Nessa linha provocativa, Jair Santana surpreendeu o prefeito de quem é amigo pessoal, com a frase. “Teoricamente somos oposição ao governo”. Nesse ponto ficou evidente que a via de regra pode ser levada à prática se o povo questionar fortemente situações que o deixe frustrado com a administração. O PT de Bertioga vai entrar no entrevero ao lado da população.


A evidência oposicionista também veio na voz de uma militante petista que “listou” Executivo e Legislativo e disparou. “A Câmara não mostra que está do lado do povo e a prefeitura precisa olhar com mais atenção às condições das escolas do município cujas estruturas estão bem danificadas, precisando de obras de reforma”


As observações causaram desconforto a Marcelo Vilares e Carlos Ticianelli, mas não a ponto de estragar o evento realizado dois dias após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por atentar contra a democracia brasileira. Foi uma manhã de festa para petistas e legalistas.


Petistas históricos


A alegria da posse da nova diretoria deu espaço a momentos de consternação devido ao falecimento recente de dois petistas que tinham forte ligação com Bertioga, os companheiros José Maria Lacerda (foto 1) e João Carlos Riesco (foto 2). Ambos os militantes eram muito fiéis aos ideais socialistas e entraram bravamente nas lutas por igualdade e justiça social.


Cada qual com as suas histórias de vida são exemplos para as novas gerações. Os dois deixam um legado que orgulha suas famílias e todos os que tiveram o prazer de conhecê-los. Zé Maria era pai da atual vice-presidenta do PT de Bertioga, Vilene Lacerda e João Carlos Riesco era o patriarca da Família Riesco, que é bastante conhecida em Bertioga e em toda a Baixada Santista.  


 

Comentários

  1. Sim, e preciso resgatar a militância para que possamos fazer a diferença.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em Bertioga, deputado Reis fala sobre assuntos que abalam a política nacional e o país

Na cidade, ele ajuda comunidades que precisam ser “separadas” do mapa do Perb para que elas possam continuar existindo Por Aristides Barros Reis defende a cassação de Eduardo Bolsonaro / Foto: AB Recentemente, o deputado estadual Paulo Batista dos Reis (PT) participou de uma reunião, em Bertioga, com líderes comunitários, um representante da Fundação Florestal e a prefeitura bertioguense para intermediar temas relacionados às obras necessárias nas Chácaras Mogianas em Boraceia.  Ele considerou que o encontro foi positivo, com a definição de que a Sabesp pode começar a fazer as obras de saneamento básico (rede de água e esgoto) na localidade e a prefeitura pode iniciar os trabalhos de infraestrutura de sua alçada. Isso tudo, havendo a sinalização positiva da Fundação Florestal, que é a gestora do Perb, e o aval do Governo do Estado.  Após os temas da reunião, a reportagem indagou Reis sobre como ele avalia o comportamento do governo brasileiro frente aos Estados Unidos mediante...

Sequência de despejos no “coração” de Bertioga é comparada a higienização social

Reintegração “imita” a política xenófoba dos países que expulsam imigrantes; na cidade litorânea os alvos são os pobres da Vila Tupi    Por Aristides Barros PM e oficial de justiça avisa o morador do despejo A Vila Tupi, no Centro de Bertioga, foi regularizada via processo fundiário que a princípio seria para beneficiar os moradores. A localidade foi reconhecida como área de interesse social e o plano regularizador era para o bem das famílias que vivem há décadas no local. Mas, várias delas  já foram descartadas do plano. Devido a ação atingir um grande número de famílias sem muitos recursos que moram no local fincado na área central da cidade muitos olhares veem o caso como um expurgo da população pobre da zona nobre de Bertioga. “É uma limpeza social”, afirmam e tom crítico à ação. Uma ação de reintegração de posse, com processo já transitado em julgado, prevê retirar cerca de 150 famílias da Vila Tupi e dezenas já foram despejadas. As que ainda estão em suas ca...

Advogado é agredido durante ação da Prefeitura de Bertioga e denuncia a violência

Doze agentes públicos entraram na propriedade do profissional forense e rolou a pancadaria que foi parar nas redes sociais  Por Aristides Barros Advogado em busca de justiça A apuração de uma suposta denúncia anônima de construção irregular em Área de Preservação Permanente (APP) resultou em atos de violência contra o dono da propriedade, o advogado e empresário João Xavier dos Santos Neto, 40 anos, alvo da ação que envolveu ao menos 12 agentes públicos, entre fiscais e GCM’s.  O caso teve forte repercussão com as imagens da agressão, gravadas via celular, indo parar nas redes sociais, o que gerou indignação devido a área de segurança pública, entre outras, ser um dos pontos fracos da administração.  É voz corrente e consensual na cidade de que o setor, apesar do alto investimento, mostra-se ineficiente na contenção da criminalidade. Por isso, ver um “pelotão” se lançando com fúria sobre um cidadão bertioguense não foi bom para a imagem da Prefeitura de Bertioga.  ...