Pular para o conteúdo principal

Nova diretoria do PT toma posse em clima de emoção e de cobranças ao prefeito de Bertioga

Jair Santana tem a ideia de “resgatar” antigos filiados e buscar novos, se aproximar das bases e de movimentos sociais

 

Por Aristides Barros


Componentes da nova diretoria 

Os novos dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) de Bertioga tomaram posse de seus cargos neste sábado (13), durante cerimônia realizada na Câmara Municipal. O evento dos petistas contou com as presenças do prefeito de Bertioga Marcelo Vilares (União) e do presidente do Legislativo bertioguense Carlos Ticianelli (PSD).


Ambos os representantes dos poderes Executivo e Legislativo foram convidados por Jair Santana, o novo presidente do PT de Bertioga. Ele vai estar à frente da sigla defendendo um mandato de quatro anos de duração. 


No novo quadro de diretores estão: Presidente, Jair Santana; Vice Presidenta, Vilene Lacerda; Secretário de Finanças, Benedito Sancler; Secretário de Organização, Ricardo Ubirajara; Secretário de Comunicação, Camila Pozzi; Secretário de Movimentos Sociais, Gil Soares; Secretária de Formação Política, Eneida Maria; Setorial Cultura e LGBTQIA +, William Vasconcellos; Conselho Fiscal, Maurício Santos e Marlene; Comissão de Ética: Douglas e Lucas. 

   

Três tempos - Jair Santana chega com ideias de intensificar as ações da sigla partidária levando o PT a estar ativo, presente e atuante, nos movimentos sociais na busca de soluções aos problemas dos bairros centrais e periféricos. 


O presidente quer somar a experiência da militância da velha guarda com a militância jovem, visando que a união de gerações conduza Bertioga a um futuro melhor.


Dois fortes expoentes da velha guarda do partido, os ex-vereadores Maurício Souza e Renatinho, que participaram do ato de posse, podem contribuir de forma determinante para esse trabalho.


Experiência: os ex-vereadores Mauricio e Renatinho

O atual presidente quer mais aproximação com as bases e ampliar o quadro de filiados. “Temos de movimentar o partido que está muito parado”, reconhece em alusão  a tese de que ócio não leva ninguém a lugar nenhum. “Despertando a atenção das pessoas para o partido e vamos ganhar mais filiados, mais adesões”, prevê.  

 

Ele observa que o PT de Bertioga tem de ser participativo, ativo e pró-ativo, chamar a atenção do povo por meio de ações e trabalhos necessários à cidade. Tudo com coerência e que faça os olhos da população se voltar para o partido. 


Oposição coerente

Jair Santana (esq) e Marcelo Vilares

Nessa linha provocativa, Jair Santana surpreendeu o prefeito de quem é amigo pessoal, com a frase. “Teoricamente somos oposição ao governo”. Nesse ponto ficou evidente que a via de regra pode ser levada à prática se o povo questionar fortemente situações que o deixe frustrado com a administração. O PT de Bertioga vai entrar no entrevero ao lado da população.


A evidência oposicionista também veio na voz de uma militante petista que “listou” Executivo e Legislativo e disparou. “A Câmara não mostra que está do lado do povo e a prefeitura precisa olhar com mais atenção às condições das escolas do município cujas estruturas estão bem danificadas, precisando de obras de reforma”


As observações causaram desconforto a Marcelo Vilares e Carlos Ticianelli, mas não a ponto de estragar o evento realizado dois dias após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por atentar contra a democracia brasileira. Foi uma manhã de festa para petistas e legalistas.


Petistas históricos


A alegria da posse da nova diretoria deu espaço a momentos de consternação devido ao falecimento recente de dois petistas que tinham forte ligação com Bertioga, os companheiros José Maria Lacerda (foto 1) e João Carlos Riesco (foto 2). Ambos os militantes eram muito fiéis aos ideais socialistas e entraram bravamente nas lutas por igualdade e justiça social.


Cada qual com as suas histórias de vida são exemplos para as novas gerações. Os dois deixam um legado que orgulha suas famílias e todos os que tiveram o prazer de conhecê-los. Zé Maria era pai da atual vice-presidenta do PT de Bertioga, Vilene Lacerda e João Carlos Riesco era o patriarca da Família Riesco, que é bastante conhecida em Bertioga e em toda a Baixada Santista.  


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Expulsos pelo DER e abandonados pela Prefeitura de Bertioga

Famílias que vivem em Bertioga muito antes dela ser cidade são despejadas sem o menor respeito aos caiçaras   Por Aristide Barros Moradores estão à espera de soluções Ao menos cinco famílias, totalizando cerca de 15 pessoas - entre elas homens, mulheres, crianças e idosos, alguns deles com problemas de saúde em razão da idade avançada - lutam pelo direito a ter onde morar.  A luta é contra a Prefeitura de Bertioga e começou quando o Departamento de Estrada de Rodagem de São Paulo (DER) via reintegração de posse desabrigou as famílias que moravam (pasmem) embaixo de uma ponte na Rodovia Rio-Santos, que passa sobre o Rio Guaratuba.  O órgão estatal as tirou do local no dia 16 de setembro deste ano e a administração municipal bertioguense “dorme tranquila” sem dar nenhuma resposta sobre onde elas vão poder morar.  Diante da impotência das duas esferas de governo - estado e município - em oferecer o que tiraram delas: um local digno para viver, tão logo foram despej...

Bertioga não tem uma boa educação

Educação não se mede pelo IDEB  Por Claudemir Belintane (*) Professor universitário faz alerta para comunidade estudantil - Foto: Tânia Rego  / Agência Brasil Nas eleições municipais deste ano, muitos prefeitos afirmavam que em suas gestões a educação teria avançado bastante e citavam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Município, que teria alcançado ou superado a meta prevista. Infelizmente o povo e às vezes até mesmo educadores não entendem que o IDEB é um índice geral muito precário e que não serve para indicar avanços qualitativos no panorama nacional, estadual ou regional da educação. Além de não servir como parâmetro e avanços nem em Língua Portuguesa, nem em Matemática, o IDEB é também muito fácil de ser fraudado ou mesmo manipulado. Então, como nós, cidadãos, podemos saber se uma rede escolar ou a educação de um município vai bem? O teste é simples e objetivo, você mesmo pode fazer. Vamos lá!? Tomemos como exemplo o município de Bertioga e vejamos ...

Despejo em massa volta a assombrar moradores do Jardim Paulista, em Bertioga

Cerca de 80 famílias têm prazo de 30 dias para sair do local onde vivem há mais de 40 anos; o atual prefeito -diferente do anterior - é solidário aos moradores Por Aristides Barros / Vídeos: Pantera Moradores buscam solução ao problema O problema se arrasta há vários anos e deve prolongar-se por mais tempo. Ligado a ele está um número expressivo de moradores do Jardim Paulista, bairro central de Bertioga, que vive sob a ameaça constante de perder as casas onde moram há mais de quatro décadas. Eles viram o bairro nascer e ajudaram a cidade a crescer, e hoje parecem sofrer um processo de “exclusão”, aproximadamente 80 famílias correm o risco de terem de sair do local por conta de um processo de reintegração de posse já transitado em julgado. A nova etapa do impasse, que já tem uma enormidade de capítulos, aconteceu nesta quinta-feira (4) na reunião com os advogados Manoel Fernandes, Leandro Odilon e Wellingthon Camargo. Os três causídicos vão trabalhar para reverter uma ação, já tentad...