Pular para o conteúdo principal

Chácaras Mogianas em Boraceia realiza o Projeto “Aprender Mais” na sede da ACMB

Ação prevê atender 100 pessoas e ao invés de ser elogiada por órgãos destinados a cuidar da pessoa com deficiência recebeu críticas e ameaças


Por Aristides Barros



Mulheres são atendidas pela profissional de saúde 

A psicopedagoga clínica Sandra Simões começou a realizar sexta-feira (12) avaliação psicopedagógica em crianças, adolescentes e adultos na sede das Chácaras Mogianas em Boraceia (ACMB), em Bertioga. A avaliação pode ajudar a identificar necessidades específicas e desenvolver planos de ação para melhorar a saúde e o bem-estar dos indivíduos. 


A ação inédita feita por uma entidade comunitária prevê 100 atendimentos, dos quais 80 já foram realizados. O Projeto “Aprender Mais” foi idealizado pelo líder comunitário Jerlan Sampaio, que é um dos fundadores da ACMB.


“O projeto é a concretização de um trabalho dentro da área de saúde de Bertioga que já venho lutando há muito tempo para que fosse realizado, e finalmente conseguimos”, falou. “Ele visa que os pais conheçam mais os seus filhos”, completou.


O público infantojuvenil e adulto “passa” por exames visando detectar o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Além de exames para a detecção de problemas físicos. No trabalho são utilizadas técnicas de última geração. 


De acordo com Sandra Simões, o custo dos exames gira em torno de R$ 1.500 mil. Mas, para a população das Chácaras Mogianas foi totalmente gratuito. Iniciado sexta-feira, foi retomado no sábado (13), teve pausa neste domingo (14). Vai recomeçar e será finalizada na segunda-feira (15). Os atendimentos são a partir das 9:00 horas e encerramento às 17 horas. 


Sandra e o líder comunitário Jerlan Sampaio

A profissional de saúde veio ao local a pedido do líder comunitário Jerlan Sampaio, o qual Sandra Simões atendeu prontamente. A iniciativa abrigada pela sede da ACMB recebe vários elogios dos moradores da localidade, que reclamam da falta de melhores e mais opções de atendimento na rede pública de saúde de Bertioga.


“Essa iniciativa é importante porque permite à população ter acesso a uma avaliação especializada e gratuita, o que pode ajudar a identificar transtornos ou disfunções que podem estar afetando a qualidade de vida das pessoas. Além disso, a avaliação pode ajudar a desenvolver planos de tratamento eficazes e melhorar a saúde e o bem-estar dos indivíduos”, explicou a psicopedagoga.


Paralelo aos elogios do povo, a ação teria sido duramente criticada e sofrido ameaças de ser paralisada. Os descontentes com o trabalho seriam ligados justamente a órgãos que deveriam desenvolver trabalhos, semelhantes aos conseguidos pelo líder comunitário e pela ACMB. 


Sem citar nomes, Jerlan Sampaio comentou. “Têm grupos dispostos ao trabalho de ajudar e beneficiar as pessoas com deficiência e grupos que demonstram essa disposição apenas em placas, para status pessoal”. “Tem gente que trabalha e gente que só atrapalha”, rimou.



Num prazo de 15 dias a psicopedagoga vai entregar aos responsáveis os laudos dos exames, para que eles tomem as devidas providências. O pai ou a mãe de crianças e adolescentes estudantes deve apresentar o SNAP na escola dos filhos, a fim de que a unidade escolar destine o estudante a um posto de saúde para possíveis tratamentos. 


O líder comunitário está contente com a realização do projeto que ao mesmo tempo é a realização de um sonho antigo. "A gente luta para contribuir com a área de saúde de Bertioga, que é fundamental para nossa população", afirma Jerlan.



Jerlan busca projetos para ajudar a área de saúde


Saiba o que é SNAP


O Swanson, Nolan e Pelham, versão IV (SNAP-IV) é um questionário amplamente utilizado para avaliar sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças e adolescentes.  


Objetivo: O SNAP-IV é utilizado para avaliar a presença e a gravidade de sintomas de TDAH, bem como para monitorar a resposta ao tratamento. Estrutura: O questionário é composto por 26 itens, divididos em duas subescalas: - Subescala de Desatenção: 9 itens que avaliam sintomas de desatenção, como dificuldade em manter o foco e seguir instruções. Subescala de Hiperatividade/Impulsividade: 9 itens que avaliam sintomas de hiperatividade e impulsividade, como agitação e interrupção de outros. 


Avaliação: Os pais ou cuidadores respondem ao questionário, avaliando a frequência e a gravidade dos sintomas em uma escala de 0 a 3. Idade de aplicação: O SNAP-IV pode ser utilizado em crianças e adolescentes de 3 a 17 anos. Importância: O SNAP-IV é uma ferramenta útil para profissionais de saúde mental e educação para avaliar e monitorar sintomas de TDAH, bem como para desenvolver planos de tratamento eficazes.


É fundamental lembrar que o SNAP-IV deve ser utilizado em conjunto com outras avaliações e diagnósticos para obter uma compreensão completa das necessidades da criança ou adolescente.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Bertioga, deputado Reis fala sobre assuntos que abalam a política nacional e o país

Na cidade, ele ajuda comunidades que precisam ser “separadas” do mapa do Perb para que elas possam continuar existindo Por Aristides Barros Reis defende a cassação de Eduardo Bolsonaro / Foto: AB Recentemente, o deputado estadual Paulo Batista dos Reis (PT) participou de uma reunião, em Bertioga, com líderes comunitários, um representante da Fundação Florestal e a prefeitura bertioguense para intermediar temas relacionados às obras necessárias nas Chácaras Mogianas em Boraceia.  Ele considerou que o encontro foi positivo, com a definição de que a Sabesp pode começar a fazer as obras de saneamento básico (rede de água e esgoto) na localidade e a prefeitura pode iniciar os trabalhos de infraestrutura de sua alçada. Isso tudo, havendo a sinalização positiva da Fundação Florestal, que é a gestora do Perb, e o aval do Governo do Estado.  Após os temas da reunião, a reportagem indagou Reis sobre como ele avalia o comportamento do governo brasileiro frente aos Estados Unidos mediante...

Sequência de despejos no “coração” de Bertioga é comparada a higienização social

Reintegração “imita” a política xenófoba dos países que expulsam imigrantes; na cidade litorânea os alvos são os pobres da Vila Tupi    Por Aristides Barros PM e oficial de justiça avisa o morador do despejo A Vila Tupi, no Centro de Bertioga, foi regularizada via processo fundiário que a princípio seria para beneficiar os moradores. A localidade foi reconhecida como área de interesse social e o plano regularizador era para o bem das famílias que vivem há décadas no local. Mas, várias delas  já foram descartadas do plano. Devido a ação atingir um grande número de famílias sem muitos recursos que moram no local fincado na área central da cidade muitos olhares veem o caso como um expurgo da população pobre da zona nobre de Bertioga. “É uma limpeza social”, afirmam e tom crítico à ação. Uma ação de reintegração de posse, com processo já transitado em julgado, prevê retirar cerca de 150 famílias da Vila Tupi e dezenas já foram despejadas. As que ainda estão em suas ca...

Advogado é agredido durante ação da Prefeitura de Bertioga e denuncia a violência

Doze agentes públicos entraram na propriedade do profissional forense e rolou a pancadaria que foi parar nas redes sociais  Por Aristides Barros Advogado em busca de justiça A apuração de uma suposta denúncia anônima de construção irregular em Área de Preservação Permanente (APP) resultou em atos de violência contra o dono da propriedade, o advogado e empresário João Xavier dos Santos Neto, 40 anos, alvo da ação que envolveu ao menos 12 agentes públicos, entre fiscais e GCM’s.  O caso teve forte repercussão com as imagens da agressão, gravadas via celular, indo parar nas redes sociais, o que gerou indignação devido a área de segurança pública, entre outras, ser um dos pontos fracos da administração.  É voz corrente e consensual na cidade de que o setor, apesar do alto investimento, mostra-se ineficiente na contenção da criminalidade. Por isso, ver um “pelotão” se lançando com fúria sobre um cidadão bertioguense não foi bom para a imagem da Prefeitura de Bertioga.  ...