Pular para o conteúdo principal

Marcado o início das obras de rede de água nas Chácaras Mogianas em Boraceia, em Bertioga

As ações no núcleo, em fase de regularização fundiária, são intermediadas pelo deputado Reis e contam com o apoio da prefeitura


Por Aristides Barros


Reunião para o anúncio da obra 

A reunião realizada sexta-feira (5) na Associação das Chácaras Mogianas em Boracéia (ACMB) aconteceu para anunciar que está previsto para o final deste mês o início das obras para a ligação de rede de água na localidade. O trabalho deve ser concluído em novembro e todos os cerca de 400 moradores terão água nas torneiras.


A informação partiu do líder comunitário Jerlan Sampaio, 40 anos, que é o principal interlocutor das reivindicações das Chácaras Mogianas junto aos órgãos dos governos municipal e estadual. Ele também é um dos fundadores da ACMB, que encampa as lutas por melhorias na localidade.


Para ter sucesso nas empreitadas que visam as melhorias na localidade, Jerlan procura apoio político interno e externo, e nessa busca conseguiu a ajuda do deputado estadual Paulo Batista dos Reis (PT), que passou a atuar nas lutas das Chácaras Mogianas.


Deputado ajuda nas reivindicações

“O deputado Reis colocou o seu mandato à disposição dos moradores. Ele nos acompanha nas reuniões em São Paulo e esteve aqui em Bertioga, mediando nossa reunião com a prefeitura”, pontuou o líder comunitário. “A presença do deputado  acelerou esse processo da ligação de água que vai começar em breve”, apontou Jerlan.


Em São Paulo, o deputado Reis participa das reuniões do representantes do núcleo junto à Secretária de Estado de Meio Ambiente, para saber como está o andamento do projeto que visa “separar” várias localidades, entre elas as Chácaras Mogianas, do Parque de Restinga de Bertioga (Perb) que ao ser criado “invadiu” vilas densamente urbanizadas. 

Marcelo Vilares tem apoiado

Jerlan destacou a atenção dada pelo prefeito Marcelo Vilares (União) aos pedidos das Chácaras Mogianas. “Abriu a prefeitura para o povo, ouve a população. Se a gente não reconhecer e agradecer é um erro muito grave. Antes ninguém nos atendia, ele abriu as portas da prefeitura para as reivindicações populares”, elogiou o líder comunitário.


Uma reunião com o prefeito ainda deve ser agendada para os próximos, dias para falar que ele e Vilares falem acerca de futuras obras que devem acontecer após ser efetivada a regularização fundiária da Chácaras Mogianas em Boracéia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Expulsos pelo DER e abandonados pela Prefeitura de Bertioga

Famílias que vivem em Bertioga muito antes dela ser cidade são despejadas sem o menor respeito aos caiçaras   Por Aristide Barros Moradores estão à espera de soluções Ao menos cinco famílias, totalizando cerca de 15 pessoas - entre elas homens, mulheres, crianças e idosos, alguns deles com problemas de saúde em razão da idade avançada - lutam pelo direito a ter onde morar.  A luta é contra a Prefeitura de Bertioga e começou quando o Departamento de Estrada de Rodagem de São Paulo (DER) via reintegração de posse desabrigou as famílias que moravam (pasmem) embaixo de uma ponte na Rodovia Rio-Santos, que passa sobre o Rio Guaratuba.  O órgão estatal as tirou do local no dia 16 de setembro deste ano e a administração municipal bertioguense “dorme tranquila” sem dar nenhuma resposta sobre onde elas vão poder morar.  Diante da impotência das duas esferas de governo - estado e município - em oferecer o que tiraram delas: um local digno para viver, tão logo foram despej...

Bertioga não tem uma boa educação

Educação não se mede pelo IDEB  Por Claudemir Belintane (*) Professor universitário faz alerta para comunidade estudantil - Foto: Tânia Rego  / Agência Brasil Nas eleições municipais deste ano, muitos prefeitos afirmavam que em suas gestões a educação teria avançado bastante e citavam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Município, que teria alcançado ou superado a meta prevista. Infelizmente o povo e às vezes até mesmo educadores não entendem que o IDEB é um índice geral muito precário e que não serve para indicar avanços qualitativos no panorama nacional, estadual ou regional da educação. Além de não servir como parâmetro e avanços nem em Língua Portuguesa, nem em Matemática, o IDEB é também muito fácil de ser fraudado ou mesmo manipulado. Então, como nós, cidadãos, podemos saber se uma rede escolar ou a educação de um município vai bem? O teste é simples e objetivo, você mesmo pode fazer. Vamos lá!? Tomemos como exemplo o município de Bertioga e vejamos ...

Despejo em massa volta a assombrar moradores do Jardim Paulista, em Bertioga

Cerca de 80 famílias têm prazo de 30 dias para sair do local onde vivem há mais de 40 anos; o atual prefeito -diferente do anterior - é solidário aos moradores Por Aristides Barros / Vídeos: Pantera Moradores buscam solução ao problema O problema se arrasta há vários anos e deve prolongar-se por mais tempo. Ligado a ele está um número expressivo de moradores do Jardim Paulista, bairro central de Bertioga, que vive sob a ameaça constante de perder as casas onde moram há mais de quatro décadas. Eles viram o bairro nascer e ajudaram a cidade a crescer, e hoje parecem sofrer um processo de “exclusão”, aproximadamente 80 famílias correm o risco de terem de sair do local por conta de um processo de reintegração de posse já transitado em julgado. A nova etapa do impasse, que já tem uma enormidade de capítulos, aconteceu nesta quinta-feira (4) na reunião com os advogados Manoel Fernandes, Leandro Odilon e Wellingthon Camargo. Os três causídicos vão trabalhar para reverter uma ação, já tentad...