A iniciativa inédita partida de uma associação de moradores obteve o sucesso esperado
Da redação
Sandra Simões comandou o trabalhos |
Idealizado pelo líder comunitário Jerlan Sampaio e levado a efeito pela psicopedagoga clínica Sandra Simões, o “Projeto Aprender Mais” alcançou o plano traçado: atender 100 pessoas nas Chácaras Mogianas em Boracéia, em Bertioga.
A ação realizada entre os dias 12, 13 e 15, deste mês, foi de avaliação psicopedagógica para detectar possíveis casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças, adolescentes e adultos.
O trabalho que aconteceu na Associação das Chácaras Mogianas em Boracéia (ACMB), das 9:00 às 17 horas, visa identificar necessidades específicas e desenvolver planos de ação para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas examinadas.
Após finalizar os atendimentos, Sandra Simões informou que num prazo de 15 dias retorna a Bertioga para entregar os resultados dos exames. Ela que mora na cidade de Praia Grande, também no Litoral de São Paulo, trabalhou intensa e exaustivamente na realização do trabalho, que contou com a ajuda de voluntários da ACMB.
Eles auxiliaram a preencher fichas de atendimentos e na organização para que tudo transcorresse dentro da normalidade. A maioria dos atendidos são pessoas carentes sem condições de pagar pelo benefício. “Esse exame custa R$ 1.500 mil, mas foi feito gratuitamente para todos os moradores”, revelou a profissional de saúde.
Uma vez de posse dos exames, as pessoas deverão destiná-los às unidades de saúde da cidade para futuros tratamentos do que, porventura, tenha sido apontado na avaliação pedagógica.
O líder comunitário expressou contentamento pela ação realizada na ACMB, entidade a qual ele é um dos fundadores. “Estamos para somar com a cidade na realização de trabalhos para trazer melhorias para a nossa comunidade, e esse trabalho na área de saúde era um sonho antigo que foi concretizado”, disse Jerlan Sampaio.
Plena atividade
Médico em atendimento |
Ainda não havia finalizado o trabalho da psicopedagoga e chegou uma equipe elencada pelo médico generalista Gabriel Vinícius e a enfermeira Roberta Thot, mais cinco agentes de saúde para desenvolver ações de saúde da família ao público.
O generalista falou sobre alguns cuidados necessários para manter a saúde em boas condições e a enfermeira realizou alguns atendimentos, entre eles aferimento da hipertensão arterial das pessoas (pressão alta).
Saneamento Básico
Água chegando |
Fora da sede da ACMB, na rua principal do Bairro de Boraceia, uma equipe trabalhava na obra que vai levar água tratada para as Chácaras Mogianas. O local ainda consegue por meio de poços existentes nas casas.
“São muitas ações aqui, algumas da própria ACMB, como é o Projeto Aprender e outros. Já a equipe de saúde é um trabalho da Secretaria de Saúde de Bertioga, e a obra para termos rede de água teve o apoio forte da Prefeitura de Bertioga junto à Sabesp”, concluiu Jerlan Sampaio.
Comentários
Postar um comentário