Pular para o conteúdo principal

Mutirão de saúde na ACMB atinge a meta planejada: atender 100 pessoas em Bertioga

A iniciativa inédita partida de uma associação de moradores obteve o sucesso esperado 


Da redação

Sandra Simões comandou o trabalhos

Idealizado pelo líder comunitário Jerlan Sampaio e levado a efeito pela psicopedagoga clínica Sandra Simões, o “Projeto Aprender Mais” alcançou o plano traçado: atender 100 pessoas nas Chácaras Mogianas em Boracéia, em Bertioga. 


A ação realizada entre os dias 12, 13 e 15, deste mês, foi de avaliação psicopedagógica para detectar possíveis casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças, adolescentes e adultos.

 

O trabalho que aconteceu na Associação das Chácaras Mogianas em Boracéia (ACMB), das 9:00 às 17 horas, visa identificar necessidades específicas e desenvolver planos de ação para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas examinadas. 


Após finalizar os atendimentos, Sandra Simões informou que num prazo de 15 dias retorna a Bertioga para entregar os resultados dos exames. Ela que mora na cidade de Praia Grande, também no Litoral de São Paulo, trabalhou intensa e exaustivamente na realização do trabalho, que contou com a ajuda de voluntários da ACMB. 


Eles auxiliaram a preencher fichas de atendimentos e na organização para que tudo transcorresse dentro da normalidade. A maioria dos atendidos são pessoas carentes sem condições de pagar pelo benefício. “Esse exame custa R$ 1.500 mil, mas foi feito gratuitamente para todos os moradores”, revelou a profissional de saúde. 


Uma vez de posse dos exames, as pessoas deverão destiná-los às unidades de saúde da cidade para futuros tratamentos do que, porventura, tenha sido apontado na avaliação pedagógica.


O líder comunitário expressou contentamento pela ação realizada na ACMB, entidade a qual ele é um dos fundadores. “Estamos para somar com a cidade na realização de trabalhos para trazer melhorias para a nossa comunidade, e esse trabalho na área de saúde era um sonho antigo que foi concretizado”, disse Jerlan Sampaio. 


Plena atividade


Médico em atendimento 

Ainda não havia finalizado o trabalho da psicopedagoga e chegou uma equipe elencada pelo médico generalista Gabriel Vinícius e a enfermeira Roberta Thot, mais cinco agentes de saúde para desenvolver ações de saúde da família ao público. 


O generalista falou sobre alguns cuidados necessários para manter a saúde em boas condições e a enfermeira realizou alguns atendimentos, entre eles aferimento da hipertensão arterial das pessoas (pressão alta). 


Saneamento Básico

Água chegando

Fora da sede da ACMB, na rua principal do Bairro de Boraceia, uma equipe trabalhava na obra que vai levar água tratada para as Chácaras Mogianas. O local ainda consegue por meio de poços existentes nas casas.

 

“São muitas ações aqui, algumas da própria ACMB, como é o Projeto Aprender e outros. Já a equipe de saúde é um trabalho da Secretaria de Saúde de Bertioga, e a obra para termos rede de água teve o apoio forte da Prefeitura de Bertioga junto à Sabesp”, concluiu Jerlan Sampaio.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Expulsos pelo DER e abandonados pela Prefeitura de Bertioga

Famílias que vivem em Bertioga muito antes dela ser cidade são despejadas sem o menor respeito aos caiçaras   Por Aristide Barros Moradores estão à espera de soluções Ao menos cinco famílias, totalizando cerca de 15 pessoas - entre elas homens, mulheres, crianças e idosos, alguns deles com problemas de saúde em razão da idade avançada - lutam pelo direito a ter onde morar.  A luta é contra a Prefeitura de Bertioga e começou quando o Departamento de Estrada de Rodagem de São Paulo (DER) via reintegração de posse desabrigou as famílias que moravam (pasmem) embaixo de uma ponte na Rodovia Rio-Santos, que passa sobre o Rio Guaratuba.  O órgão estatal as tirou do local no dia 16 de setembro deste ano e a administração municipal bertioguense “dorme tranquila” sem dar nenhuma resposta sobre onde elas vão poder morar.  Diante da impotência das duas esferas de governo - estado e município - em oferecer o que tiraram delas: um local digno para viver, tão logo foram despej...

Bertioga não tem uma boa educação

Educação não se mede pelo IDEB  Por Claudemir Belintane (*) Professor universitário faz alerta para comunidade estudantil - Foto: Tânia Rego  / Agência Brasil Nas eleições municipais deste ano, muitos prefeitos afirmavam que em suas gestões a educação teria avançado bastante e citavam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Município, que teria alcançado ou superado a meta prevista. Infelizmente o povo e às vezes até mesmo educadores não entendem que o IDEB é um índice geral muito precário e que não serve para indicar avanços qualitativos no panorama nacional, estadual ou regional da educação. Além de não servir como parâmetro e avanços nem em Língua Portuguesa, nem em Matemática, o IDEB é também muito fácil de ser fraudado ou mesmo manipulado. Então, como nós, cidadãos, podemos saber se uma rede escolar ou a educação de um município vai bem? O teste é simples e objetivo, você mesmo pode fazer. Vamos lá!? Tomemos como exemplo o município de Bertioga e vejamos ...

Despejo em massa volta a assombrar moradores do Jardim Paulista, em Bertioga

Cerca de 80 famílias têm prazo de 30 dias para sair do local onde vivem há mais de 40 anos; o atual prefeito -diferente do anterior - é solidário aos moradores Por Aristides Barros / Vídeos: Pantera Moradores buscam solução ao problema O problema se arrasta há vários anos e deve prolongar-se por mais tempo. Ligado a ele está um número expressivo de moradores do Jardim Paulista, bairro central de Bertioga, que vive sob a ameaça constante de perder as casas onde moram há mais de quatro décadas. Eles viram o bairro nascer e ajudaram a cidade a crescer, e hoje parecem sofrer um processo de “exclusão”, aproximadamente 80 famílias correm o risco de terem de sair do local por conta de um processo de reintegração de posse já transitado em julgado. A nova etapa do impasse, que já tem uma enormidade de capítulos, aconteceu nesta quinta-feira (4) na reunião com os advogados Manoel Fernandes, Leandro Odilon e Wellingthon Camargo. Os três causídicos vão trabalhar para reverter uma ação, já tentad...