Pular para o conteúdo principal

Paciente convulsiona após medicação mas resiste e consegue sair vivo do Hospital de Bertioga

Grávida, a esposa se desesperou ao ver o marido desmaiado com a boca espumando e o corpo contorcendo violentamente 


Por Aristides Barros



Hospital já é famoso

O jovem casal L.C.A., 25 anos e C.P., 24, viveu horas de horror na tarde de sábado (18) no Hospital Municipal de Bertioga. Marido e esposa foram ao local para que ele fosse medicado, pois estava com fortes dores de cabeça. A mulher está no segundo mês de gestação e, solidária, acompanhou o marido.


As dores de cabeça do homem e a gravidez da mulher correram maiores riscos depois que L deu entrada no PS e foi para o atendimento. Uma médica atendeu o paciente e após examiná-lo o encaminhou para o setor de medicação. Foi receitado a aplicação de Dipirona e Ondansetrona e Soro.


Logo na aplicação dos medicamentos L parece ter sido nocauteado. “Quando o remédio bateu nas veias ele desmaiou”, disse a mãe sendo informada pela nora o que estava acontecendo com eles no hospital. “Eu tinha ido para Guarujá, nem desci do carro e voltei imediatamente pra salvar meu filho”, falou evidenciando o forte espírito materno. 


A mãe do paciente disse que a nora perguntou porque o marido desmaiou e a enfermeira respondeu. “Acho que a pressão dele caiu”. Nisso um funcionário que estava próximo tripudiou. “Se a pressão caiu é só levantar”.     


“Desmaiado, meu filho convulsionou e minha nora que está grávida entrou em desespero, ao ver ele se entortar todo e com a boca espumando. Ela passou por momentos horríveis”, sentiu.


Pediram que a esposa saísse do local e pouco depois a sogra chegou, com outros familiares. “Pegamos ele e levamos para casa, ainda estava muito atordoado”, contou a mãe. Os parentes levaram documentos da unidade de saúde que podem indicar um suposto erro médico. 


Medicação forte


A suspeita é porque a Ondansetrona - medicação dada a ele - é ministrada a pacientes em tratamento de câncer para cessar as crises de vômitos após as sessões de quimioterapia e radioterapia. Segundo a família, L teria sido diagnosticado com dengue. Oncologistas afirmam que a Ondansetrona é muito potente e deve ser ministrada conforme a necessidade do paciente.


Familiares dizem que não vão acionar o hospital na Justiça, mas falam que a unidade de saúde precisa contratar profissionais experientes que não ponham a vida das pessoas em risco. “É surreal você contar o que parece um caso de uma pessoa que conseguiu escapar com vida de um hospital”, concluiu a mãe.


Nota da redação - Apesar dos envolvidos no episódio serem adultos seus nomes não foram revelados - e outros não identificados - a pedido dos familiares.


Eles solicitaram apenas para registrar o ocorrido porque o ocorrido não pode se repetir e a população de Bertioga “já conhece a fama do hospital. Infelizmente outros pacientes não tiveram a mesma sorte de L que, ajudado por Deus, saiu vivo do local”.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Expulsos pelo DER e abandonados pela Prefeitura de Bertioga

Famílias que vivem em Bertioga muito antes dela ser cidade são despejadas sem o menor respeito aos caiçaras   Por Aristide Barros Moradores estão à espera de soluções Ao menos cinco famílias, totalizando cerca de 15 pessoas - entre elas homens, mulheres, crianças e idosos, alguns deles com problemas de saúde em razão da idade avançada - lutam pelo direito a ter onde morar.  A luta é contra a Prefeitura de Bertioga e começou quando o Departamento de Estrada de Rodagem de São Paulo (DER) via reintegração de posse desabrigou as famílias que moravam (pasmem) embaixo de uma ponte na Rodovia Rio-Santos, que passa sobre o Rio Guaratuba.  O órgão estatal as tirou do local no dia 16 de setembro deste ano e a administração municipal bertioguense “dorme tranquila” sem dar nenhuma resposta sobre onde elas vão poder morar.  Diante da impotência das duas esferas de governo - estado e município - em oferecer o que tiraram delas: um local digno para viver, tão logo foram despej...

Em Bertioga, deputado Reis fala sobre assuntos que abalam a política nacional e o país

Na cidade, ele ajuda comunidades que precisam ser “separadas” do mapa do Perb para que elas possam continuar existindo Por Aristides Barros Reis defende a cassação de Eduardo Bolsonaro / Foto: AB Recentemente, o deputado estadual Paulo Batista dos Reis (PT) participou de uma reunião, em Bertioga, com líderes comunitários, um representante da Fundação Florestal e a prefeitura bertioguense para intermediar temas relacionados às obras necessárias nas Chácaras Mogianas em Boraceia.  Ele considerou que o encontro foi positivo, com a definição de que a Sabesp pode começar a fazer as obras de saneamento básico (rede de água e esgoto) na localidade e a prefeitura pode iniciar os trabalhos de infraestrutura de sua alçada. Isso tudo, havendo a sinalização positiva da Fundação Florestal, que é a gestora do Perb, e o aval do Governo do Estado.  Após os temas da reunião, a reportagem indagou Reis sobre como ele avalia o comportamento do governo brasileiro frente aos Estados Unidos mediante...

Bertioga não tem uma boa educação

Educação não se mede pelo IDEB  Por Claudemir Belintane (*) Professor universitário faz alerta para comunidade estudantil - Foto: Tânia Rego  / Agência Brasil Nas eleições municipais deste ano, muitos prefeitos afirmavam que em suas gestões a educação teria avançado bastante e citavam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Município, que teria alcançado ou superado a meta prevista. Infelizmente o povo e às vezes até mesmo educadores não entendem que o IDEB é um índice geral muito precário e que não serve para indicar avanços qualitativos no panorama nacional, estadual ou regional da educação. Além de não servir como parâmetro e avanços nem em Língua Portuguesa, nem em Matemática, o IDEB é também muito fácil de ser fraudado ou mesmo manipulado. Então, como nós, cidadãos, podemos saber se uma rede escolar ou a educação de um município vai bem? O teste é simples e objetivo, você mesmo pode fazer. Vamos lá!? Tomemos como exemplo o município de Bertioga e vejamos ...