PROJETO LADY GAGA: Renata Barreiro “segura” nova votação para ouvir mais pessoas que têm fibromialgia
Com a proposta já aprovada em 1º discussão, ela marcou para 11 de agosto uma roda de conversa na Câmara; a ideia é aperfeiçoar o trabalho
Por Aristides Barros
A vereadora Renata Barreiro (PL) autora do projeto de lei de assistência às pessoas com fibromialgia vê com otimismo a evolução do trabalho na Câmara de Bertioga. Já aprovado por unanimidade em primeira votação, o projeto passaria para a segunda votação nesta terça-feira (31), mas a parlamentar optou por dar uma "segurada" na matéria.
O pitstop visa abrir diálogo e coletar mais informações para adequar o trabalho a necessidade dos fibromiálgicos. Ela marcou para o dia 11 de agosto às 18:00 horas na Câmara, uma roda de conversas com pessoas e parentes de pessoas que sofrem com a doença.
“Eu convido todos os interessados a participar dessa roda de conversa. Principalmente quem têm a doença, porque são as melhores para apontar as alterações que precisam ser feitas no projeto de lei”. Para a vereadora, é fundamental ouvir quem é afetado pela doença, convive com ela no dia a dia, e enfrenta os problemas e as consequências da enfermidade.
Renata Barreiro prevê a participação de um público considerável na roda de conversa marcada para agosto, na sede do Legislativo. Isso porque ao iniciar o trabalho em torno da fibromialgia passou a ser muito procurada. “Me assustei com a quantidade de pessoas que me procuraram, realmente é muita gente que sofre com essa doença”, afirmou.
A intensa procura foi em reconhecimento ao trabalho, para parabenizá-la e mostrar que estão otimistas quanto ao sucesso definitivo do projeto de lei. Destaca-se que um dia após a roda de conversa - marcada para segunda 11/08 - já na terça-feira feira (12), ele volta ao plenário para a segunda votação. Se repetir o êxito da primeira, segue para sanção, ou não, do prefeito Marcelo Vilares (União).
Ilustre e anônimo
O projeto traz atenção à fibromialgia. Pouco divulgada, um grande número de pessoas, muitas mal sabem que são afetadas por ela. O “véu” que encobria a doença foi descoberto pela fala da cantora Lady Gaga, ao revelar que o show que faria no Brasil, em 2015, foi cancelado porque à época enfrentava uma forte crise de fibromialgia.
A fala foi durante seu show, em maio deste ano, na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro, a um público de mais de dois milhões de pessoas, transmitido para várias partes do mundo. A artista hiper famosa trouxe mais e maior visibilidade à fibromialgia, tirando a doença do anonimato.
Comentários
Postar um comentário