Pular para o conteúdo principal

Jair Santana: o novo presidente do PT de Bertioga fala em reunificar e movimentar o partido

Ele assume o cargo afirmando que a agremiação política vai ser atuante na cidade e parar de aparecer só em período eleitoral 

Por Aristides Barros 


Dirigente petista está no partido há mais de 40 anos

O empresário Jair Santana, 59 anos, foi eleito presidente do PT de Bertioga neste domingo (06) sem ter nenhum concorrente para disputar o cargo com ele. A vitória da Chapa Única aparece como um indício da volta da unidade no partido, após o “racha” ocorrido no pleito recente. 


Sem um nome para concorrer à prefeitura nas Eleições Municipais de 2024, o PT de Bertioga saiu dividido, com seus candidatos a vereador (a) tomando rumos opostos, porém no mesmo sentido: a direita. Uma parte foi com o Republicanos e a outra com o União Brasil, partido do atual prefeito Marcelo Vilares.    


A missão do novo presidente é reunificar o PT e buscar um placar de vitória. O partido fatiado é um bom cardápio para a direita, que é gulosa e não divide nada com ninguém. 


Jair Santana precisa descolar do PT o slogan de partido igual aos outros: só aparece em época eleitoral e depois some. Dono de um mandato com duração de quatro anos, ele antecipa que fará ao menos uma reunião/mês, para discussões sobre Bertioga, o movimento é um sinal de mudança.  


“Os principais temas serão conversados, virarão pautas e propostas do PT. Vamos  pedir melhorias onde for necessário, reivindicar e pressionar para que o que foi pedido seja atendido, seja nas áreas de saúde, segurança, educação, geração de empregos entre outras”, avisa o dirigente petista.


Ele reafirma que o PT vai estar presente nos grandes debates do município acredita que o partido em movimento tende a atrair as pessoas preocupadas em melhorar Bertioga. “É o objetivo comum de todos os bertioguenses”, pontua. “A nossa militância tem forte presença nos movimentos sociais de Bertioga e onde tem luta tem um petista na causa”, revelou.


Fortalecer a sigla com a participação da juventude é prioridade. “Os jovens virão para o PT de Bertioga, ao ver o partido com atividade intensa e assumindo posições também defendidas por eles que brigam por um futuro melhor”, comenta. 


“Tentaremos ao menos um Campus de uma universidade federal. É um começo e enquanto somos governo federal isso é uma possibilidade e não um sonho. Aliás, o governo tem investido muito em Bertioga, mas a mídia local não divulga. Independente de não ser divulgado, o Lula não deixa de trazer benefícios para nossa cidade”, afirmou. “Temos muita determinação e competência para realizar um bom trabalho de apoio à Bertioga”, concluiu. 


“Gostei de ver que os filiados antigos e os novos filiados vieram participar da votação. Para mim isso marca um recomeço para o PT de Bertioga, e a gente vai fazer um bom caminho nessa condução do partido”, concluiu Jair Santana, que está na agremiação política já há mais de 40 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Bertioga, deputado Reis fala sobre assuntos que abalam a política nacional e o país

Na cidade, ele ajuda comunidades que precisam ser “separadas” do mapa do Perb para que elas possam continuar existindo Por Aristides Barros Reis defende a cassação de Eduardo Bolsonaro / Foto: AB Recentemente, o deputado estadual Paulo Batista dos Reis (PT) participou de uma reunião, em Bertioga, com líderes comunitários, um representante da Fundação Florestal e a prefeitura bertioguense para intermediar temas relacionados às obras necessárias nas Chácaras Mogianas em Boraceia.  Ele considerou que o encontro foi positivo, com a definição de que a Sabesp pode começar a fazer as obras de saneamento básico (rede de água e esgoto) na localidade e a prefeitura pode iniciar os trabalhos de infraestrutura de sua alçada. Isso tudo, havendo a sinalização positiva da Fundação Florestal, que é a gestora do Perb, e o aval do Governo do Estado.  Após os temas da reunião, a reportagem indagou Reis sobre como ele avalia o comportamento do governo brasileiro frente aos Estados Unidos mediante...

Sequência de despejos no “coração” de Bertioga é comparada a higienização social

Reintegração “imita” a política xenófoba dos países que expulsam imigrantes; na cidade litorânea os alvos são os pobres da Vila Tupi    Por Aristides Barros PM e oficial de justiça avisa o morador do despejo A Vila Tupi, no Centro de Bertioga, foi regularizada via processo fundiário que a princípio seria para beneficiar os moradores. A localidade foi reconhecida como área de interesse social e o plano regularizador era para o bem das famílias que vivem há décadas no local. Mas, várias delas  já foram descartadas do plano. Devido a ação atingir um grande número de famílias sem muitos recursos que moram no local fincado na área central da cidade muitos olhares veem o caso como um expurgo da população pobre da zona nobre de Bertioga. “É uma limpeza social”, afirmam e tom crítico à ação. Uma ação de reintegração de posse, com processo já transitado em julgado, prevê retirar cerca de 150 famílias da Vila Tupi e dezenas já foram despejadas. As que ainda estão em suas ca...

Advogado é agredido durante ação da Prefeitura de Bertioga e denuncia a violência

Doze agentes públicos entraram na propriedade do profissional forense e rolou a pancadaria que foi parar nas redes sociais  Por Aristides Barros Advogado em busca de justiça A apuração de uma suposta denúncia anônima de construção irregular em Área de Preservação Permanente (APP) resultou em atos de violência contra o dono da propriedade, o advogado e empresário João Xavier dos Santos Neto, 40 anos, alvo da ação que envolveu ao menos 12 agentes públicos, entre fiscais e GCM’s.  O caso teve forte repercussão com as imagens da agressão, gravadas via celular, indo parar nas redes sociais, o que gerou indignação devido a área de segurança pública, entre outras, ser um dos pontos fracos da administração.  É voz corrente e consensual na cidade de que o setor, apesar do alto investimento, mostra-se ineficiente na contenção da criminalidade. Por isso, ver um “pelotão” se lançando com fúria sobre um cidadão bertioguense não foi bom para a imagem da Prefeitura de Bertioga.  ...