FESTA E FATO
PT completa 46 anos e é o partido que mais cresce no país, e na cidade é criticado pela falta de participação na vida do município
Por Aristides Barros
![]() |
| Reprodução |
O Partido dos Trabalhadores completa neste 10 de fevereiro 46 anos de existência e ainda tem como o seu principal expoente e líder o atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, eleito três vezes ao cargo e que nas eleições deste ano vai tentar o quarto mandato presidencial.
Para a data “vermelha” não passar em branco na cidade, o Efeito Letal foi ouvir algumas pessoas de Bertioga, que são lideranças de suas respectivas categorias e por isso estão em contínuas lutas por direitos e se movimentando em prol de suas categorias.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bertioga (SSPMB) Jorge Guimarães, o Jorjão, abriu a conversa afirmando que o Lula é um grande líder político e que é simpatizante do PT, e faz ponderações do partido quando o tema é voltado a categoria que ele faz parte e defende, o funcionalismo público.
| Jorjão - portas abertas |
“Não vejo o PT atuar firme a favor do funcionalismo na questão da PEC que visa prejudicar o serviço público no país, repassando esse setor para empresas terceirizadas. Acompanho o PSOL que tem deputados trabalhando forte conversando com o funcionalismo, lutando para que ela não seja aprovada no Congresso Nacional. Não vi parlamentares do PT nessa luta cuja ideia é destruir o funcionalismo público, se tem algum desconheço”, afirmou.
Jorjão diz que o PT tem de voltar de onde saiu para se posicionar como partido das lutas e dos movimentos sociais. “As lutas estão nas periferias onde mora a maioria da classe trabalhadora, o PT tem de se reencontrar com ela, voltar as suas bases, ele não nasceu em berço de ouro, nasceu no meio dos operários e tem de voltar lá.”
Sobre o PT de Bertioga, o sindicalista disse que o partido não se aproxima do Sindicato dos Servidores. “Nunca houve uma conversa e as nossas portas estão abertas. O PT local foi muito atuante quando tinha vereadores, depois que não elegeu mais ninguém para a Câmara desapareceu da vida política de Bertioga, o PT de Bertioga precisa retornar a ativa”, aconselhou.
| Mislane - é o melhor |
Para Mislane Valentin, que é líder da comunidade de pescadores do Rio Guaratuba. “Não tem partido melhor”, porém diz. “Eu era totalmente PT”, e explica. “Esse ano me decepcionei com o governo federal que adotou regras que prejudicam os pescadores”.
Ela esclarece. “O Ministério da Pesca trouxe medidas que encarecem nosso trabalho, traz risco ao exercício da atividade e dificulta receber o seguro defeso, (dinheiro pago quando a pesca fica proibida devido a piracema). Essas pautas ecoaram recentemente no Porto de Santos e em outros portos do Sul do país. “A manifestação foi em repúdio ao que o governo apresentou, os pescadores têm de ser respeitados”, bradou Mislane. A frase lembrou o PT raiz, quando o partido se levantava contra tudo o que ferisse o direito dos trabalhadores.
E veio novas pancadas ao falar sobre o PT de Bertioga. “O partido na cidade é fraco e as pessoas precisam saber que existe o PT em Bertioga, a gente poderia ser e ter uma força bem maior se o partido se posicionasse nos acontecimentos da cidade”, expôs.
| Willian - boas políticas públicas |
O professor e jornalista Willian Santos expõe. O PT ideologicamente, com suas políticas públicas, oportuniza possibilidades de significativa melhora na qualidade de vida dos menos favorecidos”, e acrescenta. “Tudo o que ajuda a gerar dignidade me agrada”, para acescentrar “Não sou petista, mas sou de esquerda e, no momento, desconheço qualquer opção melhor que o presidente Lula para presidente para enfrentar e vencer este sistema autoritário que chamam de direita. Parabéns ao PT pelo seu aniversário e pela sua ideologia”.
Sobre o partido em Bertioga, o professor é crítico. “Já ouvi falar mais sobre o PT de Bertioga, quando teve representantes na Câmara municipal. Atualmente, não aparenta ser um partido com grandes atitudes, daqueles que brigam pelas causas da população. Está um tanto quanto estático. Não sei quem está à frente do partido atualmente, porém, acredito que em Bertioga, o PT deve estar precisando de pessoas articuladas, para a gente ouvir falar mais sobre algo com relação a essa sigla. Mas, o problema não é o partido, são oportunistas que vestem a camisa com essa bandeira e não a honram.”
![]() |
| Maurício (esq) e Renatinho - sempre lembrados |
Outras duas pessoas contadas desistiram da entrevista. Porém, uma delas destacou ter respeito pelos ex-vereadores petistas Maurício de Souza e Renatinho e os apontou como pioneiros do PT e que defenderam bem a bandeira do partido. Os ex-parlamentares tiveram mandatos no início e meados dos anos 2000. Desde então o Partido dos Trabalhadores não elegeu mais nenhum representante do partido para a prefeitura ou Câmara de Bertioga.
Destaca-se que o dirigente sindical Jorjão e a líder da comunidade de pescadores, Mislane, apoiam a pré-candidatura de Lula a presidente da República, o que tendo sucesso dará o quarto mandato presidencial ao nome mais respeitado e mais conhecido do PT.
Petistas integram Conselhos e apontam soluções aos problemas da cidade
![]() |
| Diretoria do PT bertioguense |
Independente de não ter cargos eletivos na Câmara dos Vereadores alguns filiados do PT de Bertioga apresentam ideias, projetos e propostas para solucionar problemas da cidade por meio de suas participações, como membros dos Conselhos Municipais de Bertioga.
Bertioga conta com 21 conselhos municipais, ativos e participativos, e a reportagem tem conhecimento de que filiados do PT estão engajados em alguns deles, onde se debruçam em questões visando resolver os muitos problemas existentes no município. Filiados do PT integram os conselhos de Saúde, Cultura, Habitação e Meio Ambiente.
Recentemente uma atuação forte da militância petista e que ecoou forte na cidade foi a nota emitida diante de atos considerados violentos praticados por "Agentes da Cidade".
Eles são subordinados à entidade Movimento Cívico de Bertioga, e foram contratados pela prefeitura de Bertioga, sem remuneração, para atuar na área de segurança e estariam promovendo ações questionáveis na Riviera de São Lourenço. Videos mostram até adolescentes sofrendo a ação dos agentes.
A militância do PT de Bertioga ameaça levar o caso ao Ministério Público de São Paulo, numa atitude que não é a posição oficial do partido. A intenção dos militantes sinaliza que o PT de Bertioga pretende deixar de ser espectador para voltar a ser protagonista, e agir nos acontecimentos de Bertioga.
.jpg)


Comentários
Postar um comentário