Pular para o conteúdo principal

Pré-candidatos falam abertamente com moradores da Chácara Vista Linda

No encontro com a comunidade, Matheus Rodrigues e Valter Kazuo tiveram uma conversa franca, sem rodeios, sem promessas e dentro de propostas reais e a população gostou do que ouviu

Por Aristides Barros



Matheus Rodrigues e Valter Kazuo com a comunidade 

O pré-candidato a prefeito de Bertioga, Matheus Rodrigues (Republicanos) e o pré-candidato a vereador pelo PP, Valter Kazuo, tiveram uma conversa amistosa com um grupo de moradores e de moradoras da Chácara Vista Linda, na noite de sábado. O encontro foi na Avenida São Gonçalo, próximo à Casa do Norte do Cigano.
Defendendo propostas embasadas na realidade atual de Bertioga, que está necessitada de melhorias nas áreas de saúde, segurança e atenção para as áreas de educação e geração de emprego; os dois pré-candidatos não tiveram dificuldades de dialogar com a população. Matheus Rodrigues destacou que a falta de diálogo causou o distanciamento da prefeitura com os problemas e necessidades dos bairros mais afastados, e isso se reflete no abandono da população. Embora reconheça que Bertioga está bonita para os turistas e visitantes, ele pondera que a cidade tem prioridades que precisam ser trabalhadas para o bem dos moradores. "Infelizmente, as necessidades dos bertioguenses são colocadas em segundo plano", lamentou. "Não adianta obras só no Centro de Bertioga, embelezar só o Centro para o turista ver, passear e deixar os moradores do bairros mais afastados sofrendo toda a espécie de falta de infraestrutura. É preciso valorizar a nossa gente, o nosso povo, fazer Bertioga ser boa também para os bertioguenses", falou o pré-candidato a prefeito. "A nossa economia depende muito do turismo dos visitantes, mas os bertioguenses têm de ter preferência na fila. Bertioga tem de ser boa para todos, mas a população local tem de ser posta em primeiro lugar", reafirmou Matheus Rodrigues.


Valter Kazuo ouve atentamente a moradora da localidade

Os moradores logo entraram no clima e passaram a um falar, em pé de igualdade, sobre o mesmo tema porque, apesar de não entenderem de administração pública, eles são os mais afetados diretamente pelo funcionamento deficiente dos serviços públicos. O governo sabe e tem conhecimento das áreas deficientes, mas é impotente, não trabalha para eliminar os problemas que deixam o povo atordoado.

O pré-candidato a vereador Valter Kazuo (PP) aproveitou a “deixa” e rasgou o verbo: “Bertioga precisa, ao menos, diminuir as grandes e graves questões da área de saúde e melhorar a nossa segurança pública. Todos sabemos disso e sofremos porque isso não é trabalhado com planejamento responsável. A gente aprende olhando os erros dos outros e que estão diante dos nossos olhos. Eles estão dando verdadeiras aulas sobre como e onde não errar”, alfinetou. Valter Kazuo fala com determinação da importância de ampliar o número de escolas estaduais na cidade. "O Estado precisa construir mais escolas em Bertioga, em função do crescimento populacional, tem muitos meninos e meninas saindo do curso básico e faltam escolas estaduais para esses estudantes", reclama. Ele aponta para a falta de opções no reduzido mercado de trabalho bertioguense e defende a instalação de empresas não poluentes em Bertioga, com vista a gerar empregos. “Vindo as empresas, os bertioguenses precisam aprimorar a mão de obra por meio de cursos profissionalizantes para garantir suas vagas. Trabalhador capacitado é sucesso profissional garantido. Não adianta ter empresas e não ter profissionais, porque senão elas vão trazer pessoas de fora. Então é necessário começar a conversar com segmentos que oferecem esses cursos como o Sebrae, Senai e outros”, elencou. Em sintonia com o povo, Matheus Rodrigues e Valter Kazuo falaram, ouviram e responderam as indagações, com muitas delas pedindo atenção à localidade que, embora seja uma ocupação irregular, necessita de trabalhos de melhorias por parte do poder público.
Chácara Vista Linda quer um governo que solucione os problemas da localidade
 

Os moradores falaram sobre os problemas que aguardam soluções

A ocupação visitada pelos dois pré-candidatos necessita de serviços básicos, a começar por obras de melhoria nas ruas; a grande maioria é toda esburacada, necessitando de nivelamento das mesmas, iluminação pública, rede de água e esgoto, entre outros serviços.
“Nós pedimos o básico para diminuir o peso do fardo que carregamos diariamente por essas ruas sem pavimentação. Só queremos o básico, o que a atual gestão não fez nesses quase oito anos de governo”, reclamam, em coro, os moradores. Os pré-candidatos que não alardearam promessas de novos tempos ou fizeram discursos de salvadores da pátria, o que é sinal de respeito à inteligência do povo, tiveram suas ideias bem recebidas pela forma como colocaram suas falas: em sintonia com as necessidades da população. Os moradores ficaram satisfeitos com o que ouviram, e Matheus Rodrigues e Valter Kazuo satisfeitos por terem tido a oportunidade de serem ouvidos.

“A população é a cidade, e se a população não estiver bem é porque a cidade também não está”, destacaram os pré-candidatos.


O abraço da união de moradores com os pré-candidatos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Bertioga, deputado Reis fala sobre assuntos que abalam a política nacional e o país

Na cidade, ele ajuda comunidades que precisam ser “separadas” do mapa do Perb para que elas possam continuar existindo Por Aristides Barros Reis defende a cassação de Eduardo Bolsonaro / Foto: AB Recentemente, o deputado estadual Paulo Batista dos Reis (PT) participou de uma reunião, em Bertioga, com líderes comunitários, um representante da Fundação Florestal e a prefeitura bertioguense para intermediar temas relacionados às obras necessárias nas Chácaras Mogianas em Boraceia.  Ele considerou que o encontro foi positivo, com a definição de que a Sabesp pode começar a fazer as obras de saneamento básico (rede de água e esgoto) na localidade e a prefeitura pode iniciar os trabalhos de infraestrutura de sua alçada. Isso tudo, havendo a sinalização positiva da Fundação Florestal, que é a gestora do Perb, e o aval do Governo do Estado.  Após os temas da reunião, a reportagem indagou Reis sobre como ele avalia o comportamento do governo brasileiro frente aos Estados Unidos mediante...

Sequência de despejos no “coração” de Bertioga é comparada a higienização social

Reintegração “imita” a política xenófoba dos países que expulsam imigrantes; na cidade litorânea os alvos são os pobres da Vila Tupi    Por Aristides Barros PM e oficial de justiça avisa o morador do despejo A Vila Tupi, no Centro de Bertioga, foi regularizada via processo fundiário que a princípio seria para beneficiar os moradores. A localidade foi reconhecida como área de interesse social e o plano regularizador era para o bem das famílias que vivem há décadas no local. Mas, várias delas  já foram descartadas do plano. Devido a ação atingir um grande número de famílias sem muitos recursos que moram no local fincado na área central da cidade muitos olhares veem o caso como um expurgo da população pobre da zona nobre de Bertioga. “É uma limpeza social”, afirmam e tom crítico à ação. Uma ação de reintegração de posse, com processo já transitado em julgado, prevê retirar cerca de 150 famílias da Vila Tupi e dezenas já foram despejadas. As que ainda estão em suas ca...

Advogado é agredido durante ação da Prefeitura de Bertioga e denuncia a violência

Doze agentes públicos entraram na propriedade do profissional forense e rolou a pancadaria que foi parar nas redes sociais  Por Aristides Barros Advogado em busca de justiça A apuração de uma suposta denúncia anônima de construção irregular em Área de Preservação Permanente (APP) resultou em atos de violência contra o dono da propriedade, o advogado e empresário João Xavier dos Santos Neto, 40 anos, alvo da ação que envolveu ao menos 12 agentes públicos, entre fiscais e GCM’s.  O caso teve forte repercussão com as imagens da agressão, gravadas via celular, indo parar nas redes sociais, o que gerou indignação devido a área de segurança pública, entre outras, ser um dos pontos fracos da administração.  É voz corrente e consensual na cidade de que o setor, apesar do alto investimento, mostra-se ineficiente na contenção da criminalidade. Por isso, ver um “pelotão” se lançando com fúria sobre um cidadão bertioguense não foi bom para a imagem da Prefeitura de Bertioga.  ...