Pular para o conteúdo principal

Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana vence a queda de braço contra os patrões

O PT e Sindicato do Servidores de Bertioga acompanharam a greve e comemoram a vitória dos trabalhadores  


Por Aristides Barros


Trabalhadores entram em greve e saem dela com a vitória

A greve dos trabalhadores da limpeza urbana da Baixada Santista, que durou sete dias, teve um desfecho vitorioso com as empresas se rendendo à proposta defendida pelo Sindicato da categoria, que brigou pelo reajuste salarial de 7% e 7% de benefícios.


A vitória dos trabalhadores aconteceu na manhã desta terça-feira (05) durante audiência  no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2). A greve que começou no dia 28 de julho atingiu São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Santos, Guarujá e Bertioga. 


O Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana (Siemaco), defendeu a paralisação pela recusa da categoria em aceitar a proposta das empresas, que oferecia 5,5% de reajuste salarial. O Sindicato fincou o pé e brigou por 7% de reajuste mais benefícios. As empresas envolvidas são: Terracom, Terra Santos Ambiental e PG Eco Ambiental. 


Serviços essenciais 


Por se tratar de serviço essencial, a Justiça determinou que 70% do efetivo trabalhasse enquanto durasse a greve, os funcionários passaram a trabalhar em sistema de revezamento.


Os serviços que continuaram funcionando são: coleta de lixo domiciliar, hospitalar e seletivo, varrição de ruas, limpeza de praias, ecopontos e feiras, limpeza de boca de lobo, poda de árvores. No caso do descumprimento da ordem judicial, o Siemaco corria o risco de sofrer multa diária no valor de R$ 100 mil.


PT de Bertioga torceu pela vitória dos trabalhadores


Jair Santana: reivindicações justas

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Bertioga, Jair Santana, afirmou que acompanhou o movimento grevista desde o início e que torcia pela vitória da reivindicação dos trabalhadores.


“Trabalham duro para manter nossa cidade limpa e não podiam fazer sujeira com eles”, disse. “Suas reivindicações são justas e não tiveram outra opção a não ser a de lutar pelos seus direitos, felizmente venceram”. afirmou.  “O Sindicato deles está de parabéns por essa conquista importante”, completou


Apesar dos serviços serem parcialmente realizados, como foi determinado pela Justiça, vários bairros de Bertioga, principalmente na periferia, reclamaram da falta de coleta de lixo, que está se acumulando nas lixeiras.


SSPMB se posicionou solidário aos grevistas


Jorjão: trabalhadores valorosos

A reportagem falou com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bertioga (SSPMB), Jorge Guimarães, o Jorjão, sobre o movimento grevista. “Nosso Sindicato também estava atento a essa greve e aproveitamos para parabenizar a vitória dos companheiros sindicalistas pelo sucesso e também aos trabalhadores pela disposição de lutar pelos seus direitos, quem luta vence”, frisou..


 "O Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana representou muito bem a sua categoria e nós do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bertioga fomos e somos solidários à reivindicação vencida por eles, que indiretamente são ligados a nós porque também realizam serviço público na cidade. São trabalhadores valorosos e atender suas reivindicações foi uma questão de dignidade e de justiça" assinalou Jorjão.


O Siemaco emitiu comunicado sobre a "batalha vencida" e agradeceu a todos que entenderam os motivos e razões da greve. Veja abaixo







 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Bertioga, deputado Reis fala sobre assuntos que abalam a política nacional e o país

Na cidade, ele ajuda comunidades que precisam ser “separadas” do mapa do Perb para que elas possam continuar existindo Por Aristides Barros Reis defende a cassação de Eduardo Bolsonaro / Foto: AB Recentemente, o deputado estadual Paulo Batista dos Reis (PT) participou de uma reunião, em Bertioga, com líderes comunitários, um representante da Fundação Florestal e a prefeitura bertioguense para intermediar temas relacionados às obras necessárias nas Chácaras Mogianas em Boraceia.  Ele considerou que o encontro foi positivo, com a definição de que a Sabesp pode começar a fazer as obras de saneamento básico (rede de água e esgoto) na localidade e a prefeitura pode iniciar os trabalhos de infraestrutura de sua alçada. Isso tudo, havendo a sinalização positiva da Fundação Florestal, que é a gestora do Perb, e o aval do Governo do Estado.  Após os temas da reunião, a reportagem indagou Reis sobre como ele avalia o comportamento do governo brasileiro frente aos Estados Unidos mediante...

Sequência de despejos no “coração” de Bertioga é comparada a higienização social

Reintegração “imita” a política xenófoba dos países que expulsam imigrantes; na cidade litorânea os alvos são os pobres da Vila Tupi    Por Aristides Barros PM e oficial de justiça avisa o morador do despejo A Vila Tupi, no Centro de Bertioga, foi regularizada via processo fundiário que a princípio seria para beneficiar os moradores. A localidade foi reconhecida como área de interesse social e o plano regularizador era para o bem das famílias que vivem há décadas no local. Mas, várias delas  já foram descartadas do plano. Devido a ação atingir um grande número de famílias sem muitos recursos que moram no local fincado na área central da cidade muitos olhares veem o caso como um expurgo da população pobre da zona nobre de Bertioga. “É uma limpeza social”, afirmam e tom crítico à ação. Uma ação de reintegração de posse, com processo já transitado em julgado, prevê retirar cerca de 150 famílias da Vila Tupi e dezenas já foram despejadas. As que ainda estão em suas ca...

Advogado é agredido durante ação da Prefeitura de Bertioga e denuncia a violência

Doze agentes públicos entraram na propriedade do profissional forense e rolou a pancadaria que foi parar nas redes sociais  Por Aristides Barros Advogado em busca de justiça A apuração de uma suposta denúncia anônima de construção irregular em Área de Preservação Permanente (APP) resultou em atos de violência contra o dono da propriedade, o advogado e empresário João Xavier dos Santos Neto, 40 anos, alvo da ação que envolveu ao menos 12 agentes públicos, entre fiscais e GCM’s.  O caso teve forte repercussão com as imagens da agressão, gravadas via celular, indo parar nas redes sociais, o que gerou indignação devido a área de segurança pública, entre outras, ser um dos pontos fracos da administração.  É voz corrente e consensual na cidade de que o setor, apesar do alto investimento, mostra-se ineficiente na contenção da criminalidade. Por isso, ver um “pelotão” se lançando com fúria sobre um cidadão bertioguense não foi bom para a imagem da Prefeitura de Bertioga.  ...