O PT e Sindicato do Servidores de Bertioga acompanharam a greve e comemoram a vitória dos trabalhadores
Por Aristides Barros
Trabalhadores entram em greve e saem dela com a vitória
A greve dos trabalhadores da limpeza urbana da Baixada Santista, que durou sete dias, teve um desfecho vitorioso com as empresas se rendendo à proposta defendida pelo Sindicato da categoria, que brigou pelo reajuste salarial de 7% e 7% de benefícios.
A vitória dos trabalhadores aconteceu na manhã desta terça-feira (05) durante audiência no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2). A greve que começou no dia 28 de julho atingiu São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Santos, Guarujá e Bertioga.
O Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana (Siemaco), defendeu a paralisação pela recusa da categoria em aceitar a proposta das empresas, que oferecia 5,5% de reajuste salarial. O Sindicato fincou o pé e brigou por 7% de reajuste mais benefícios. As empresas envolvidas são: Terracom, Terra Santos Ambiental e PG Eco Ambiental.
Serviços essenciais
Por se tratar de serviço essencial, a Justiça determinou que 70% do efetivo trabalhasse enquanto durasse a greve, os funcionários passaram a trabalhar em sistema de revezamento.
Os serviços que continuaram funcionando são: coleta de lixo domiciliar, hospitalar e seletivo, varrição de ruas, limpeza de praias, ecopontos e feiras, limpeza de boca de lobo, poda de árvores. No caso do descumprimento da ordem judicial, o Siemaco corria o risco de sofrer multa diária no valor de R$ 100 mil.
PT de Bertioga torceu pela vitória dos trabalhadores
Jair Santana: reivindicações justas |
O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Bertioga, Jair Santana, afirmou que acompanhou o movimento grevista desde o início e que torcia pela vitória da reivindicação dos trabalhadores.
“Trabalham duro para manter nossa cidade limpa e não podiam fazer sujeira com eles”, disse. “Suas reivindicações são justas e não tiveram outra opção a não ser a de lutar pelos seus direitos, felizmente venceram”. afirmou. “O Sindicato deles está de parabéns por essa conquista importante”, completou
Apesar dos serviços serem parcialmente realizados, como foi determinado pela Justiça, vários bairros de Bertioga, principalmente na periferia, reclamaram da falta de coleta de lixo, que está se acumulando nas lixeiras.
SSPMB se posicionou solidário aos grevistas
![]() |
Jorjão: trabalhadores valorosos |
A reportagem falou com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bertioga (SSPMB), Jorge Guimarães, o Jorjão, sobre o movimento grevista. “Nosso Sindicato também estava atento a essa greve e aproveitamos para parabenizar a vitória dos companheiros sindicalistas pelo sucesso e também aos trabalhadores pela disposição de lutar pelos seus direitos, quem luta vence”, frisou..
"O Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana representou muito bem a sua categoria e nós do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bertioga fomos e somos solidários à reivindicação vencida por eles, que indiretamente são ligados a nós porque também realizam serviço público na cidade. São trabalhadores valorosos e atender suas reivindicações foi uma questão de dignidade e de justiça" assinalou Jorjão.
O Siemaco emitiu comunicado sobre a "batalha vencida" e agradeceu a todos que entenderam os motivos e razões da greve. Veja abaixo
Comentários
Postar um comentário