Pular para o conteúdo principal

Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana vence a queda de braço contra os patrões

O PT e Sindicato do Servidores de Bertioga acompanharam a greve e comemoram a vitória dos trabalhadores  


Por Aristides Barros


Trabalhadores entram em greve e saem dela com a vitória

A greve dos trabalhadores da limpeza urbana da Baixada Santista, que durou sete dias, teve um desfecho vitorioso com as empresas se rendendo à proposta defendida pelo Sindicato da categoria, que brigou pelo reajuste salarial de 7% e 7% de benefícios.


A vitória dos trabalhadores aconteceu na manhã desta terça-feira (05) durante audiência  no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2). A greve que começou no dia 28 de julho atingiu São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Santos, Guarujá e Bertioga. 


O Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana (Siemaco), defendeu a paralisação pela recusa da categoria em aceitar a proposta das empresas, que oferecia 5,5% de reajuste salarial. O Sindicato fincou o pé e brigou por 7% de reajuste mais benefícios. As empresas envolvidas são: Terracom, Terra Santos Ambiental e PG Eco Ambiental. 


Serviços essenciais 


Por se tratar de serviço essencial, a Justiça determinou que 70% do efetivo trabalhasse enquanto durasse a greve, os funcionários passaram a trabalhar em sistema de revezamento.


Os serviços que continuaram funcionando são: coleta de lixo domiciliar, hospitalar e seletivo, varrição de ruas, limpeza de praias, ecopontos e feiras, limpeza de boca de lobo, poda de árvores. No caso do descumprimento da ordem judicial, o Siemaco corria o risco de sofrer multa diária no valor de R$ 100 mil.


PT de Bertioga torceu pela vitória dos trabalhadores


Jair Santana: reivindicações justas

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Bertioga, Jair Santana, afirmou que acompanhou o movimento grevista desde o início e que torcia pela vitória da reivindicação dos trabalhadores.


“Trabalham duro para manter nossa cidade limpa e não podiam fazer sujeira com eles”, disse. “Suas reivindicações são justas e não tiveram outra opção a não ser a de lutar pelos seus direitos, felizmente venceram”. afirmou.  “O Sindicato deles está de parabéns por essa conquista importante”, completou


Apesar dos serviços serem parcialmente realizados, como foi determinado pela Justiça, vários bairros de Bertioga, principalmente na periferia, reclamaram da falta de coleta de lixo, que está se acumulando nas lixeiras.


SSPMB se posicionou solidário aos grevistas


Jorjão: trabalhadores valorosos

A reportagem falou com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bertioga (SSPMB), Jorge Guimarães, o Jorjão, sobre o movimento grevista. “Nosso Sindicato também estava atento a essa greve e aproveitamos para parabenizar a vitória dos companheiros sindicalistas pelo sucesso e também aos trabalhadores pela disposição de lutar pelos seus direitos, quem luta vence”, frisou..


 "O Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana representou muito bem a sua categoria e nós do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bertioga fomos e somos solidários à reivindicação vencida por eles, que indiretamente são ligados a nós porque também realizam serviço público na cidade. São trabalhadores valorosos e atender suas reivindicações foi uma questão de dignidade e de justiça" assinalou Jorjão.


O Siemaco emitiu comunicado sobre a "batalha vencida" e agradeceu a todos que entenderam os motivos e razões da greve. Veja abaixo







 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Expulsos pelo DER e abandonados pela Prefeitura de Bertioga

Famílias que vivem em Bertioga muito antes dela ser cidade são despejadas sem o menor respeito aos caiçaras   Por Aristide Barros Moradores estão à espera de soluções Ao menos cinco famílias, totalizando cerca de 15 pessoas - entre elas homens, mulheres, crianças e idosos, alguns deles com problemas de saúde em razão da idade avançada - lutam pelo direito a ter onde morar.  A luta é contra a Prefeitura de Bertioga e começou quando o Departamento de Estrada de Rodagem de São Paulo (DER) via reintegração de posse desabrigou as famílias que moravam (pasmem) embaixo de uma ponte na Rodovia Rio-Santos, que passa sobre o Rio Guaratuba.  O órgão estatal as tirou do local no dia 16 de setembro deste ano e a administração municipal bertioguense “dorme tranquila” sem dar nenhuma resposta sobre onde elas vão poder morar.  Diante da impotência das duas esferas de governo - estado e município - em oferecer o que tiraram delas: um local digno para viver, tão logo foram despej...

Bertioga não tem uma boa educação

Educação não se mede pelo IDEB  Por Claudemir Belintane (*) Professor universitário faz alerta para comunidade estudantil - Foto: Tânia Rego  / Agência Brasil Nas eleições municipais deste ano, muitos prefeitos afirmavam que em suas gestões a educação teria avançado bastante e citavam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Município, que teria alcançado ou superado a meta prevista. Infelizmente o povo e às vezes até mesmo educadores não entendem que o IDEB é um índice geral muito precário e que não serve para indicar avanços qualitativos no panorama nacional, estadual ou regional da educação. Além de não servir como parâmetro e avanços nem em Língua Portuguesa, nem em Matemática, o IDEB é também muito fácil de ser fraudado ou mesmo manipulado. Então, como nós, cidadãos, podemos saber se uma rede escolar ou a educação de um município vai bem? O teste é simples e objetivo, você mesmo pode fazer. Vamos lá!? Tomemos como exemplo o município de Bertioga e vejamos ...

Sancler: “primeiro o vereador tem de se fiscalizar para depois fiscalizar o prefeito”

O pré-candidato defende um Legislativo atento às próprias ações para ter condições morais de exercer o poder fiscalizador sobre o Executivo Por Aristides Barros Para Sancler ações da Câmara "espelham" a prefeitura Pessoas honestas cobram honestidade. Esse é o entendimento do pré-candidato a vereador Benedito Sancler Teles dos Santos (PT), o Sancler, sobre o que ele acredita ser determinante para uma relação saudável entre Legislativo e Executivo, com a positividade dela gerando bons trabalhos para a cidade.  “Bertioga e a sua população deveriam ser os maiores beneficiados pelas ações da Câmara e da prefeitura, ser o alvo principal de tudo o que for pretendido pelos vereadores e prefeito. Não tem sido assim, a cidade carece de políticas públicas e a falta delas penaliza ainda mais as pessoas e as famílias em condições de vulnerabilidade”, afirma o petista.  “Então, a gente precisa construir políticas públicas, ouvir o povo, levar as necessidades dele ao prefeito, que é a pesso...