Pular para o conteúdo principal

Nova diretoria da Bisnetos de Caciques já se prepara para o Carnaval 2026 de Bertioga

Escola pioneira da Festa de Momo na cidade, a agremiação carnavalesca já trabalha no compasso do samba do próximo ano

 

Por Aristides Barros


Diretoria compromissada em tornar a escola ainda maior

Os novos diretores do GRCES Escola de Samba Bisnetos de Cacique foram empossados em seus respectivos cargos na noite desta quarta-feira (30), durante reunião no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bertioga.


“A reunião foi muito especial”, frisou o presidente da Bisnetos de Cacique, o advogado Manoel Fernandes, o Maneco. Ele tem como seu vice-presidente o empresário Francisco das Neves Filho, o Chiquinho do Pastel, um grande nome da escola. “Estamos com uma diretoria muito forte e bastante comprometida com o fortalecimento da nossa escola”, destacou Maneco. 


A reunião teve a presença de 20 dirigentes que falaram sobre o passado, presente e futuro da escola de samba, com esse último tema ganhando maior destaque porque esteve relacionado a preparação da escola para o Carnaval do próximo ano. 


“Este ano fizemos um desfile muito bonito graças também ao vigoroso empenho da nossa Dra. Priscilla Morethson, que foi a carnavalesca da Bisnetos de Cacique, ela foi um primor e a sua criatividade deu um brilho espetacular à escola. A Priscilla se envolveu de corpo e alma e trabalhou com muita paixão”, elogiou o presidente.


“Dedicação e amor pelo Bisnetos de Cacique são fatores que fazem dela a grande escola da cidade, porque é a pioneira do Carnaval de Bertioga, e está entre as mais originais escolas de samba da Baixada Santista”, falou. “E digo isso sem nenhuma presunção”, completou. 


Maneco deu as boas vindas aos novos diretores, falou das ações que vão acontecer, entre elas  eventos ao longo dos 12 meses do ano para conseguir verbas com essas atividades, visando que  a escola consiga independência financeira e “caixa”, e com isso, evitar de ter de correr com o chapéu na mão em busca de dinheiro para eventuais gastos necessários à vida da agremiação. 


“A vida dos carnavalescos é feita de muitos desafios. Não podemos decepcionar os amantes da escola que defendem a identidade cultural e o senso de pertencimento com nossa cidade, colocar uma escola na avenida não é uma missão fácil, fazemos por amor ao Carnaval e a Bisnetos de Cacique”, afirmou. 


Presidente elogia e enaltece nova diretoria


Conversa séria e pausas para agradecimentos

O presidente não economizou palavras de agradecimentos aos novos diretores da escola de samba enfatizando que a Bisnetos de Cacique montou uma seleção de primeira linha para conduzir a agremiação carnavalesca, e foi elencando nomes importantes. 


“Como exemplo de paixão pela escola, há muitos anos vem participando da agremiação o Dr. Ricardo Lira e a Ruth Fonseca, pessoas muito prestativas e que foram, entre outros, responsáveis pela construção do primeiro carro alegórico da agremiação, junto com o saudoso Cláudio do Caravelas”, disse. 


Na fala, a homenagem ao ótimo companheiro que já subiu para outro plano espiritual. “Temos aqui não um time, mas uma verdadeira seleção. A Bisnetos de Cacique é isso, é força, raça e o coração no samba”, pontuou Maneco, e foi citando mais gente. “A nossa Janete Melo que é a Chefe da Ala dos Caiçaras, a maior ala do Carnaval bertioguense e representa de forma ímpar a nossa população", frisou.  


O pescador Kally Molinero, que preside a Colônia de Pescadores de Bertioga, também passou a integrar a diretoria da escola de samba. "A Colônia sambou com a gente e teve destaque marcante com uma ala enorme representando o setor marítimo".


“Não temos como não falar da amiga Jacira Toledo que está conosco há muitos anos fortalecendo a escola com a sua liderança e a sua dedicação ao Pavilhão Azul-grená. Ela é uma das mais antigas na luta para fortalecer a Bisnetos de Cacique", reconhece. 


"Outro grande nome é a Sônia Menezes, a diretora da Ala das Baianas, a única de Bertioga, e que ao entrar na passarela do samba irradia muita positividade", observou. “Também importantes são os companheiros que chegam: Serginho da Saúde e o Seu Valter, integrante do Conselho do Idoso", e acrescentou. “Os queridos Vini Brasil e Luh Brasil estão de volta para continuar fazendo um forte trabalho engrandecer ainda mais nossa escola.” 


Maneco seguiu. “O arquiteto Ney Lyra e o Jorge Guimarães, que preside o Sindicato dos Servidores Municipais de  Bertioga são duas pessoas fantásticas que somam conosco para que a Bisnetos de Caciques represente com garra a força da cultura popular brasileira. Temos pessoas incríveis no comando da escola e todos muito dispostos a darem o máximo de si para manter o nome dela nos mais altos patamarares", enalteceu.


A escola de samba tem duas décadas e meia de existência e o seu ponto alto é a divulgação dos aspectos culturais da população e da cultura caiçara. 


“Cantamos com orgulho todas as coisas da nossa gente que não só vive de praia e mar, também trabalha, bastante, sofre, mas na hora de dançar, sorri e sambar, faz isso transbordando de felicidade porque ninguém é de ferro”, finalizou o presidente. 


NOVO COMANDO  



Diretoria Executiva -
Presidente Manoel Fernandes, Vice-presidente Chiquinho do Pastel, Secretária Valquíria Salotti, Secretário Denis Patricio, Tesoureiro Kally Molinero, Tesoureira Priscilla Morethson, Diretor Sócio Cultural Herbert Carvalho, Diretor Jurídico Leandro Odilon. 

Conselho Fiscal - Conselheiros - Ney Lyra, Ruth Fonseca, Ricardo Lira, Jorge Guimarães, Antonio Sergio de Jesus, Walter Alencar e Jacira Toledo.

 

Diretoria de Carnaval - Diretora da Ala das Baianas Sônia Menezes, Diretor de Comunicação Alan Gomes, Presidente da Velha Guarda Walter Alencar, Diretor de Harmonia Marcelo Beltrão, Diretor Sócio Cultural Adjunto Eduardo Dias, Diretora da Côrte de Bateria Michelle Knowles, Mestre de Bateria Gabriel Nascimento, Diretora dos Destaques Gisele Machado, Diretora de Igualdade Racial Luh Brasil, Diretor Publicidade Vini Brasil, Diretora Social Edneia Rosa, Diretor Geral de Carnaval Paulo Toledo.


 

 

 







 






 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Expulsos pelo DER e abandonados pela Prefeitura de Bertioga

Famílias que vivem em Bertioga muito antes dela ser cidade são despejadas sem o menor respeito aos caiçaras   Por Aristide Barros Moradores estão à espera de soluções Ao menos cinco famílias, totalizando cerca de 13 pessoas - entre elas homens, mulheres, crianças e idosos, alguns deles com problemas de saúde em razão da idade avançada - lutam pelo direito a ter onde morar.  A luta é contra a Prefeitura de Bertioga e começou quando o Departamento de Estrada de Rodagem de São Paulo (DER) via reintegração de posse desabrigou as famílias que moravam (pasmem) embaixo de uma ponte na Rodovia Rio-Santos, que passa sobre o Rio Guaratuba.  O órgão estatal as tirou do local no dia 16 de setembro deste ano e a administração municipal bertioguense “dorme tranquila” sem dar nenhuma resposta sobre onde elas vão poder morar.  Diante da impotência das duas esferas de governo - estado e município - em oferecer o que tiraram delas: um local digno para viver, tão logo foram despej...

Bertioga não tem uma boa educação

Educação não se mede pelo IDEB  Por Claudemir Belintane (*) Professor universitário faz alerta para comunidade estudantil - Foto: Tânia Rego  / Agência Brasil Nas eleições municipais deste ano, muitos prefeitos afirmavam que em suas gestões a educação teria avançado bastante e citavam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Município, que teria alcançado ou superado a meta prevista. Infelizmente o povo e às vezes até mesmo educadores não entendem que o IDEB é um índice geral muito precário e que não serve para indicar avanços qualitativos no panorama nacional, estadual ou regional da educação. Além de não servir como parâmetro e avanços nem em Língua Portuguesa, nem em Matemática, o IDEB é também muito fácil de ser fraudado ou mesmo manipulado. Então, como nós, cidadãos, podemos saber se uma rede escolar ou a educação de um município vai bem? O teste é simples e objetivo, você mesmo pode fazer. Vamos lá!? Tomemos como exemplo o município de Bertioga e vejamos ...

Sancler: “primeiro o vereador tem de se fiscalizar para depois fiscalizar o prefeito”

O pré-candidato defende um Legislativo atento às próprias ações para ter condições morais de exercer o poder fiscalizador sobre o Executivo Por Aristides Barros Para Sancler ações da Câmara "espelham" a prefeitura Pessoas honestas cobram honestidade. Esse é o entendimento do pré-candidato a vereador Benedito Sancler Teles dos Santos (PT), o Sancler, sobre o que ele acredita ser determinante para uma relação saudável entre Legislativo e Executivo, com a positividade dela gerando bons trabalhos para a cidade.  “Bertioga e a sua população deveriam ser os maiores beneficiados pelas ações da Câmara e da prefeitura, ser o alvo principal de tudo o que for pretendido pelos vereadores e prefeito. Não tem sido assim, a cidade carece de políticas públicas e a falta delas penaliza ainda mais as pessoas e as famílias em condições de vulnerabilidade”, afirma o petista.  “Então, a gente precisa construir políticas públicas, ouvir o povo, levar as necessidades dele ao prefeito, que é a pesso...