Pular para o conteúdo principal

Conselheira tutelar realiza parto de emergência e salva vida de mãe e bebê, em Bertioga

 Coragem e instinto materno

O calendário marcava quinta-feira (06) e o dia foi de revelar coragem e humanidade: o que Vanessa mostrou que tem, e muito 


Da redação


A conselheira Vanessa e o pequeno Levi

A conselheira tutelar de Bertioga, Vanessa Ramos, se viu diante de uma situação inesperada e desafiadora: trazer uma nova vida ao mundo. Sem nenhuma experiência na área da saúde, ela não hesitou em agir quando ouviu pedidos de socorro vindos de uma residência próxima à sua casa. 


O que era para ser apenas um dia de folga foi alterado pelos planos do destino. Ao chegar ao local, Vanessa Ramos encontrou uma jovem em trabalho de parto avançado. Deitada no solo, a gestante aparentava estar sentindo fortes contrações.


O tempo era curto e cada segundo fazia a diferença. Sem médicos por perto, sem equipamentos adequados, apenas com a coragem e a empatia que a profissão exige, Vanessa Ramos teve duas opções: esperar ou agir?


Acionou o Corpo de Bombeiros e a GCM e para pedir apoio, mas já percebendo que naquele momento as vidas da mãe e da criança dependiam única e exclusivamente dela. Então a conselheira tutelar agiu.


E uma força maior a ajudou a fazer a coisa certa. "Com certeza a mão de Deus guiou as minhas para tudo acontecer com perfeição", reconheceu a conselheira.


Quando o apoio chegou o parto já estava feito, cabendo aos Bombeiros fazer o corte umbilical, separando a mãe do filho e encaminhando os dois para o hospital.


Segundos dignificantes de vida e amor


Com o instinto materno e o coração cheio de determinação, assumiu a responsabilidade e iniciou os procedimentos necessários para garantir um parto seguro.


E foi assim que o pequeno Levi veio ao mundo, cercado de amor, cuidado e superação. Um nascimento não acontecido em um hospital ou sob os cuidados de profissionais da saúde.


Tudo foi muito bem conduzido por uma mulher tecnicamente despreparada para aquele trabalho, mas que cumpriu com êxito a missão. Mostrou força, sensibilidade e compromisso inabalável com a vida e o bem-estar do próximo.


A atitude heroica de Vanessa Ramos não passou despercebida. Em recente sessão plenária da Câmara Municipal de Bertioga, a vereadora Renata Barreiro prestou uma homenagem emocionante, reconhecendo publicamente o ato humanitário que revelou a coragem e dedicação da conselheira tutelar.


"Foi um momento único, indescritível. No início, eu senti medo, mas quando percebi que aquela mãe e aquele bebê precisavam de mim, algo maior falou mais alto. Senti que precisava agir, e foi o que fiz. Hoje, vejo o Levi saudável e isso me dá uma felicidade imensa. Agradeço de coração à vereadora Renata Barreiro pelo reconhecimento. Essa homenagem significa muito para mim", relatou, emocionada, Vanessa.


Essa história da vida real mostra que o trabalho de um conselheiro tutelar vai além da proteção de direitos: é sobre humanidade, empatia e coragem. Em um mundo onde tantas portas se fecham, Vanessa foi a porta aberta que Levi precisava para chegar ao mundo com segurança.


Seja bem-vindo, Levi!!!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Bertioga, deputado Reis fala sobre assuntos que abalam a política nacional e o país

Na cidade, ele ajuda comunidades que precisam ser “separadas” do mapa do Perb para que elas possam continuar existindo Por Aristides Barros Reis defende a cassação de Eduardo Bolsonaro / Foto: AB Recentemente, o deputado estadual Paulo Batista dos Reis (PT) participou de uma reunião, em Bertioga, com líderes comunitários, um representante da Fundação Florestal e a prefeitura bertioguense para intermediar temas relacionados às obras necessárias nas Chácaras Mogianas em Boraceia.  Ele considerou que o encontro foi positivo, com a definição de que a Sabesp pode começar a fazer as obras de saneamento básico (rede de água e esgoto) na localidade e a prefeitura pode iniciar os trabalhos de infraestrutura de sua alçada. Isso tudo, havendo a sinalização positiva da Fundação Florestal, que é a gestora do Perb, e o aval do Governo do Estado.  Após os temas da reunião, a reportagem indagou Reis sobre como ele avalia o comportamento do governo brasileiro frente aos Estados Unidos mediante...

Sequência de despejos no “coração” de Bertioga é comparada a higienização social

Reintegração “imita” a política xenófoba dos países que expulsam imigrantes; na cidade litorânea os alvos são os pobres da Vila Tupi    Por Aristides Barros PM e oficial de justiça avisa o morador do despejo A Vila Tupi, no Centro de Bertioga, foi regularizada via processo fundiário que a princípio seria para beneficiar os moradores. A localidade foi reconhecida como área de interesse social e o plano regularizador era para o bem das famílias que vivem há décadas no local. Mas, várias delas  já foram descartadas do plano. Devido a ação atingir um grande número de famílias sem muitos recursos que moram no local fincado na área central da cidade muitos olhares veem o caso como um expurgo da população pobre da zona nobre de Bertioga. “É uma limpeza social”, afirmam e tom crítico à ação. Uma ação de reintegração de posse, com processo já transitado em julgado, prevê retirar cerca de 150 famílias da Vila Tupi e dezenas já foram despejadas. As que ainda estão em suas ca...

Advogado é agredido durante ação da Prefeitura de Bertioga e denuncia a violência

Doze agentes públicos entraram na propriedade do profissional forense e rolou a pancadaria que foi parar nas redes sociais  Por Aristides Barros Advogado em busca de justiça A apuração de uma suposta denúncia anônima de construção irregular em Área de Preservação Permanente (APP) resultou em atos de violência contra o dono da propriedade, o advogado e empresário João Xavier dos Santos Neto, 40 anos, alvo da ação que envolveu ao menos 12 agentes públicos, entre fiscais e GCM’s.  O caso teve forte repercussão com as imagens da agressão, gravadas via celular, indo parar nas redes sociais, o que gerou indignação devido a área de segurança pública, entre outras, ser um dos pontos fracos da administração.  É voz corrente e consensual na cidade de que o setor, apesar do alto investimento, mostra-se ineficiente na contenção da criminalidade. Por isso, ver um “pelotão” se lançando com fúria sobre um cidadão bertioguense não foi bom para a imagem da Prefeitura de Bertioga.  ...