Pular para o conteúdo principal

Capelães fazem ação solidária para pessoas em situação de rua em Bertioga

O trabalho destinado a um grupo de homens retirados do local onde viviam partiu de integrantes da Unipas Capelania Internacional

Por Aristides Barros


Na cozinha disposição e alegria no preparo do alimento



A manhã e tarde de sábado (14) tiveram sabor de solidariedade para cerca de 20 homens, com idade entre 19 a 60 anos, que tiveram de sair do móvel que servia de abrigo para dependentes químicos em situação de rua. O  trabalho social é liderado pelo Pastor Daniel, 37 anos, da Igreja Pentecostal Shekinah da Glória de Deus, sediada na Chácara Vista Linda, em Bertioga.  



Ao saber do acontecido, o pastor evangélico e empresário Valter Kazuo conversou com o amigo de fé para dar um apoio moral. Destaca-se que o Pastor Daniel é o responsável pela Igreja Shekinah. Ele já vem há 10 anos cuidando física e espiritualmente de pessoas em situação de rua. 



Por meio da ação social da Unipas, os homens que deixaram o local por força de uma ação de reintegração de posse do imovel ganharam um farto café da manhã e almoço, preparado por capelães da Unipas Capelania Internacional. 



Os integrantes da instituição religiosa partiram para a ação logo que foram acionados por Valter Kazuo. O ato de solidariedade emocionou o Pastor Daniel. “É importante para as pessoas que ajudam o próximo ver que, também próximas a elas, têm pessoas que não as deixam sozinhas nos momentos de dificuldade”, assinalou Valter Kazuo.


Todos juntos na hora de compartilhar o alimento



Os capelães contados por Valter Kazuo, ligados à Unipas Capelania Internacional que ajudaram na realização do sábado solidário na Chácara Vista Linda foram Leily Silva (diretor estadual da Unipas SP), Claiton Jeronimo da Silva Lindomar (Unipas Guarujá) Francisco Canei (Unipas Indaiatuba), Eliene Ferreira Pinto Monção, Norma Sueli Silva Santos, Alcione dos Santos e Irene Barbosa da Silva.



Vale ressaltar que a corrente solidária aos abrigados de Daniel se formou logo no primeiro dia, quando eles foram “jogados na rua”. A situação aflitiva estava sendo acompanhada pelo pastor Cesar, da Igreja Peniel, que tratou de arrumar um local para eles ficarem provisoriamente até que um novo abrigo seja providenciado. 



Uma vez com o teto sobre as cabeças foi a vez da Unipas Capelania Internacional mostrar que o senso de humanidade não está de todo perdido e que deve haver sempre a insistência para a continuidade das boas relações humanas. Os capelães puseram mãos à obra e partiram para a ação social que, em parte, eliminou o mal causado pela ação judicial.


O gosto da ação social após a indigesta ação judicial  



O sábado dos homens que buscam sua reinclusão na sociedade foi bem mais digesto do que o dia em que eles se sentiram dolorosamente escorraçados do mundo. Leia reportagem Em poucas horas uma reintegração de posse acaba com 10 anos de trabalho social, em Bertioga  



A Unipas Capelania Internacional tem ramificações em vários países, e suas ações são de caráter humanitário. No Brasil, ela atuou no auxílio às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul e consta no currículo várias ações de ajuda aos estados do Nordeste brasileiro e trabalhos em prol dos povos indígenas. A sede nacional da Unipas Capelania Internacional fica em Goiânia - GO.



Um capelão é um ministro religioso autorizado por lei a prestar assistência espiritual em diversos locais, como hospitais, presídios, escolas, universidades, comunidades, conventos e corporações militares. Pessoas desconhecedoras dessa informação acabam impedindo o trabalho dos capelães, e podem, eventualmente, ser processadas na forma da lei pela grave obstrução.


Da esq à dir: Valter Kazuo, Lindomar, Claiton, Pastor Daniel e Leily Silva

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Bertioga, deputado Reis fala sobre assuntos que abalam a política nacional e o país

Na cidade, ele ajuda comunidades que precisam ser “separadas” do mapa do Perb para que elas possam continuar existindo Por Aristides Barros Reis defende a cassação de Eduardo Bolsonaro / Foto: AB Recentemente, o deputado estadual Paulo Batista dos Reis (PT) participou de uma reunião, em Bertioga, com líderes comunitários, um representante da Fundação Florestal e a prefeitura bertioguense para intermediar temas relacionados às obras necessárias nas Chácaras Mogianas em Boraceia.  Ele considerou que o encontro foi positivo, com a definição de que a Sabesp pode começar a fazer as obras de saneamento básico (rede de água e esgoto) na localidade e a prefeitura pode iniciar os trabalhos de infraestrutura de sua alçada. Isso tudo, havendo a sinalização positiva da Fundação Florestal, que é a gestora do Perb, e o aval do Governo do Estado.  Após os temas da reunião, a reportagem indagou Reis sobre como ele avalia o comportamento do governo brasileiro frente aos Estados Unidos mediante...

Sequência de despejos no “coração” de Bertioga é comparada a higienização social

Reintegração “imita” a política xenófoba dos países que expulsam imigrantes; na cidade litorânea os alvos são os pobres da Vila Tupi    Por Aristides Barros PM e oficial de justiça avisa o morador do despejo A Vila Tupi, no Centro de Bertioga, foi regularizada via processo fundiário que a princípio seria para beneficiar os moradores. A localidade foi reconhecida como área de interesse social e o plano regularizador era para o bem das famílias que vivem há décadas no local. Mas, várias delas  já foram descartadas do plano. Devido a ação atingir um grande número de famílias sem muitos recursos que moram no local fincado na área central da cidade muitos olhares veem o caso como um expurgo da população pobre da zona nobre de Bertioga. “É uma limpeza social”, afirmam e tom crítico à ação. Uma ação de reintegração de posse, com processo já transitado em julgado, prevê retirar cerca de 150 famílias da Vila Tupi e dezenas já foram despejadas. As que ainda estão em suas ca...

Advogado é agredido durante ação da Prefeitura de Bertioga e denuncia a violência

Doze agentes públicos entraram na propriedade do profissional forense e rolou a pancadaria que foi parar nas redes sociais  Por Aristides Barros Advogado em busca de justiça A apuração de uma suposta denúncia anônima de construção irregular em Área de Preservação Permanente (APP) resultou em atos de violência contra o dono da propriedade, o advogado e empresário João Xavier dos Santos Neto, 40 anos, alvo da ação que envolveu ao menos 12 agentes públicos, entre fiscais e GCM’s.  O caso teve forte repercussão com as imagens da agressão, gravadas via celular, indo parar nas redes sociais, o que gerou indignação devido a área de segurança pública, entre outras, ser um dos pontos fracos da administração.  É voz corrente e consensual na cidade de que o setor, apesar do alto investimento, mostra-se ineficiente na contenção da criminalidade. Por isso, ver um “pelotão” se lançando com fúria sobre um cidadão bertioguense não foi bom para a imagem da Prefeitura de Bertioga.  ...