Pular para o conteúdo principal

Capelães fazem ação solidária para pessoas em situação de rua em Bertioga

O trabalho destinado a um grupo de homens retirados do local onde viviam partiu de integrantes da Unipas Capelania Internacional

Por Aristides Barros


Na cozinha disposição e alegria no preparo do alimento



A manhã e tarde de sábado (14) tiveram sabor de solidariedade para cerca de 20 homens, com idade entre 19 a 60 anos, que tiveram de sair do móvel que servia de abrigo para dependentes químicos em situação de rua. O  trabalho social é liderado pelo Pastor Daniel, 37 anos, da Igreja Pentecostal Shekinah da Glória de Deus, sediada na Chácara Vista Linda, em Bertioga.  



Ao saber do acontecido, o pastor evangélico e empresário Valter Kazuo conversou com o amigo de fé para dar um apoio moral. Destaca-se que o Pastor Daniel é o responsável pela Igreja Shekinah. Ele já vem há 10 anos cuidando física e espiritualmente de pessoas em situação de rua. 



Por meio da ação social da Unipas, os homens que deixaram o local por força de uma ação de reintegração de posse do imovel ganharam um farto café da manhã e almoço, preparado por capelães da Unipas Capelania Internacional. 



Os integrantes da instituição religiosa partiram para a ação logo que foram acionados por Valter Kazuo. O ato de solidariedade emocionou o Pastor Daniel. “É importante para as pessoas que ajudam o próximo ver que, também próximas a elas, têm pessoas que não as deixam sozinhas nos momentos de dificuldade”, assinalou Valter Kazuo.


Todos juntos na hora de compartilhar o alimento



Os capelães contados por Valter Kazuo, ligados à Unipas Capelania Internacional que ajudaram na realização do sábado solidário na Chácara Vista Linda foram Leily Silva (diretor estadual da Unipas SP), Claiton Jeronimo da Silva Lindomar (Unipas Guarujá) Francisco Canei (Unipas Indaiatuba), Eliene Ferreira Pinto Monção, Norma Sueli Silva Santos, Alcione dos Santos e Irene Barbosa da Silva.



Vale ressaltar que a corrente solidária aos abrigados de Daniel se formou logo no primeiro dia, quando eles foram “jogados na rua”. A situação aflitiva estava sendo acompanhada pelo pastor Cesar, da Igreja Peniel, que tratou de arrumar um local para eles ficarem provisoriamente até que um novo abrigo seja providenciado. 



Uma vez com o teto sobre as cabeças foi a vez da Unipas Capelania Internacional mostrar que o senso de humanidade não está de todo perdido e que deve haver sempre a insistência para a continuidade das boas relações humanas. Os capelães puseram mãos à obra e partiram para a ação social que, em parte, eliminou o mal causado pela ação judicial.


O gosto da ação social após a indigesta ação judicial  



O sábado dos homens que buscam sua reinclusão na sociedade foi bem mais digesto do que o dia em que eles se sentiram dolorosamente escorraçados do mundo. Leia reportagem Em poucas horas uma reintegração de posse acaba com 10 anos de trabalho social, em Bertioga  



A Unipas Capelania Internacional tem ramificações em vários países, e suas ações são de caráter humanitário. No Brasil, ela atuou no auxílio às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul e consta no currículo várias ações de ajuda aos estados do Nordeste brasileiro e trabalhos em prol dos povos indígenas. A sede nacional da Unipas Capelania Internacional fica em Goiânia - GO.



Um capelão é um ministro religioso autorizado por lei a prestar assistência espiritual em diversos locais, como hospitais, presídios, escolas, universidades, comunidades, conventos e corporações militares. Pessoas desconhecedoras dessa informação acabam impedindo o trabalho dos capelães, e podem, eventualmente, ser processadas na forma da lei pela grave obstrução.


Da esq à dir: Valter Kazuo, Lindomar, Claiton, Pastor Daniel e Leily Silva

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Expulsos pelo DER e abandonados pela Prefeitura de Bertioga

Famílias que vivem em Bertioga muito antes dela ser cidade são despejadas sem o menor respeito aos caiçaras   Por Aristide Barros Moradores estão à espera de soluções Ao menos cinco famílias, totalizando cerca de 13 pessoas - entre elas homens, mulheres, crianças e idosos, alguns deles com problemas de saúde em razão da idade avançada - lutam pelo direito a ter onde morar.  A luta é contra a Prefeitura de Bertioga e começou quando o Departamento de Estrada de Rodagem de São Paulo (DER) via reintegração de posse desabrigou as famílias que moravam (pasmem) embaixo de uma ponte na Rodovia Rio-Santos, que passa sobre o Rio Guaratuba.  O órgão estatal as tirou do local no dia 16 de setembro deste ano e a administração municipal bertioguense “dorme tranquila” sem dar nenhuma resposta sobre onde elas vão poder morar.  Diante da impotência das duas esferas de governo - estado e município - em oferecer o que tiraram delas: um local digno para viver, tão logo foram despej...

Bertioga não tem uma boa educação

Educação não se mede pelo IDEB  Por Claudemir Belintane (*) Professor universitário faz alerta para comunidade estudantil - Foto: Tânia Rego  / Agência Brasil Nas eleições municipais deste ano, muitos prefeitos afirmavam que em suas gestões a educação teria avançado bastante e citavam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Município, que teria alcançado ou superado a meta prevista. Infelizmente o povo e às vezes até mesmo educadores não entendem que o IDEB é um índice geral muito precário e que não serve para indicar avanços qualitativos no panorama nacional, estadual ou regional da educação. Além de não servir como parâmetro e avanços nem em Língua Portuguesa, nem em Matemática, o IDEB é também muito fácil de ser fraudado ou mesmo manipulado. Então, como nós, cidadãos, podemos saber se uma rede escolar ou a educação de um município vai bem? O teste é simples e objetivo, você mesmo pode fazer. Vamos lá!? Tomemos como exemplo o município de Bertioga e vejamos ...

Sancler: “primeiro o vereador tem de se fiscalizar para depois fiscalizar o prefeito”

O pré-candidato defende um Legislativo atento às próprias ações para ter condições morais de exercer o poder fiscalizador sobre o Executivo Por Aristides Barros Para Sancler ações da Câmara "espelham" a prefeitura Pessoas honestas cobram honestidade. Esse é o entendimento do pré-candidato a vereador Benedito Sancler Teles dos Santos (PT), o Sancler, sobre o que ele acredita ser determinante para uma relação saudável entre Legislativo e Executivo, com a positividade dela gerando bons trabalhos para a cidade.  “Bertioga e a sua população deveriam ser os maiores beneficiados pelas ações da Câmara e da prefeitura, ser o alvo principal de tudo o que for pretendido pelos vereadores e prefeito. Não tem sido assim, a cidade carece de políticas públicas e a falta delas penaliza ainda mais as pessoas e as famílias em condições de vulnerabilidade”, afirma o petista.  “Então, a gente precisa construir políticas públicas, ouvir o povo, levar as necessidades dele ao prefeito, que é a pesso...