Pular para o conteúdo principal

CAMPB IMPULSIONA INGRESSO DOS JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO

A conquista do primeiro emprego vira a realização de um sonho para muitos adolescentes 



Instituto aparece como o mais forte condutor de trabalho seguro para os jovens da cidade
 

O Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Bertioga (Instituto CAMPB) é uma alavanca para os jovens bertioguenses que desejam estrear com sucesso no mercado de trabalho em Bertioga, no Litoral de São Paulo, mas encontram dificuldades na conquista do primeiro emprego.


Alguns dos percalços transformam essa primeira etapa da vida profissional em uma verdadeira realização de um sonho, como conta a aprendiz Luana da Silva, 14 anos, numa história que é endossada por sua mãe, Tânia Araujo da Silva.


A adolescente passou em uma prova disputada por outros 981 candidatos, conseguindo ficar entre os 300 melhores colocados. A posição lhe valeu uma vaga de emprego no Condomínio Morada da Praia, no bairro de Boracéia, onde ela mora com a família.


Luana disse que festejou muito a oportunidade ganha. "Meus irmãos foram jovens aprendizes, e esse era o meu sonho", afirmou reconhecendo que o Instituto CAMPB foi decisivo para iniciar positivamente sua vida trabalhista.


A mãe confirma o desejo da filha. "Tenho dois filhos que cursaram o CAMPB, inclusive minha outra filha estuda Pedagogia tendo chegado à faculdade por meio do Instituto", falou Tania, agradecendo a oportunidade alcançada pelos filhos por meio do que aprenderam no instituto, que é uma Organização não Governamental (Ong).


Tânia enfatizou que o apoio do Instituto acrescenta muito na vida dos jovens de Bertioga, que encontram um norte dentro da carreira profissional. "É muito difícil o começo e o CAMPB tem ajudado os jovens encontrar menos dificuldades no encontro do primeiro emprego. Nós, mães e pais, ficamos muito gratas e gratos por isso", concluiu.


EM BOAS MÃOS - O presidente do Instituto CAMPB, Plínio Aguiar, assevera que a instituição pauta na formação de cidadãos e cidadãs, para exercerem cidadania com plenitude. 


"A nossa responsabilidade maior é essa", assinala o presidente completando. "Ouvir deles que o nosso trabalho preenche parte de seus sonhos é muito gratificante e emociona demais. A juventude precisa ser bem conduzida para ter um futuro promissor", pontuou.


O número atual de aprendizes do CAMPB, que estão em atividade em 17 empresas parceiras conveniadas, são 159 jovens. No processo seletivo realizado em dezembro do ano passado foram feitas 982 inscrições.


Os aprendizes aprovados são chamados paulatinamente para entrevistas no Instituto, e vão sendo incluídos no mercado de trabalho conforme o surgimento de vagas nas empresas. "É importante destacar que os aprovados são encaminhados aos seus respectivos empregos em um prazo máximo de dois anos", finalizou.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Bertioga, deputado Reis fala sobre assuntos que abalam a política nacional e o país

Na cidade, ele ajuda comunidades que precisam ser “separadas” do mapa do Perb para que elas possam continuar existindo Por Aristides Barros Reis defende a cassação de Eduardo Bolsonaro / Foto: AB Recentemente, o deputado estadual Paulo Batista dos Reis (PT) participou de uma reunião, em Bertioga, com líderes comunitários, um representante da Fundação Florestal e a prefeitura bertioguense para intermediar temas relacionados às obras necessárias nas Chácaras Mogianas em Boraceia.  Ele considerou que o encontro foi positivo, com a definição de que a Sabesp pode começar a fazer as obras de saneamento básico (rede de água e esgoto) na localidade e a prefeitura pode iniciar os trabalhos de infraestrutura de sua alçada. Isso tudo, havendo a sinalização positiva da Fundação Florestal, que é a gestora do Perb, e o aval do Governo do Estado.  Após os temas da reunião, a reportagem indagou Reis sobre como ele avalia o comportamento do governo brasileiro frente aos Estados Unidos mediante...

Sequência de despejos no “coração” de Bertioga é comparada a higienização social

Reintegração “imita” a política xenófoba dos países que expulsam imigrantes; na cidade litorânea os alvos são os pobres da Vila Tupi    Por Aristides Barros PM e oficial de justiça avisa o morador do despejo A Vila Tupi, no Centro de Bertioga, foi regularizada via processo fundiário que a princípio seria para beneficiar os moradores. A localidade foi reconhecida como área de interesse social e o plano regularizador era para o bem das famílias que vivem há décadas no local. Mas, várias delas  já foram descartadas do plano. Devido a ação atingir um grande número de famílias sem muitos recursos que moram no local fincado na área central da cidade muitos olhares veem o caso como um expurgo da população pobre da zona nobre de Bertioga. “É uma limpeza social”, afirmam e tom crítico à ação. Uma ação de reintegração de posse, com processo já transitado em julgado, prevê retirar cerca de 150 famílias da Vila Tupi e dezenas já foram despejadas. As que ainda estão em suas ca...

Advogado é agredido durante ação da Prefeitura de Bertioga e denuncia a violência

Doze agentes públicos entraram na propriedade do profissional forense e rolou a pancadaria que foi parar nas redes sociais  Por Aristides Barros Advogado em busca de justiça A apuração de uma suposta denúncia anônima de construção irregular em Área de Preservação Permanente (APP) resultou em atos de violência contra o dono da propriedade, o advogado e empresário João Xavier dos Santos Neto, 40 anos, alvo da ação que envolveu ao menos 12 agentes públicos, entre fiscais e GCM’s.  O caso teve forte repercussão com as imagens da agressão, gravadas via celular, indo parar nas redes sociais, o que gerou indignação devido a área de segurança pública, entre outras, ser um dos pontos fracos da administração.  É voz corrente e consensual na cidade de que o setor, apesar do alto investimento, mostra-se ineficiente na contenção da criminalidade. Por isso, ver um “pelotão” se lançando com fúria sobre um cidadão bertioguense não foi bom para a imagem da Prefeitura de Bertioga.  ...