Refugiados
Lançamento está previsto para fevereiro e a protagonista preside uma Ong de ajuda à pessoas que são forçadas a deixar os seus países
Por Aristides Barros
![]() |
| Livro também é um reflexo atual da Palestina |
Faysa Daoud nasceu na Jordânia, para onde seu pai e mãe fugiram após o exército israelense invadir e ocupar a Palestina. Ela mora no Brasil há mais de 40 anos e no país onde sua família buscou refúgio, Faysa viveu e sobreviveu aos horrores da guerra.
A palestina tem a sua forte história de refugiada em contínua luta pela sobrevivência contada no livro A MENINA DOS CAMPOS: Da Guerra à Superação.
Ela passou fome extrema, angústia e desespero. Na adolescência, teve sua casa destruída por disparos de canhão. Faysa, o pai e a mãe, mais quatro irmãs e cinco irmãos estavam dentro do imóvel.
“Do lado de fora, todos que viram o ataque choravam, achando que tínhamos morrido, escapamos da morte por um milagre. Foram dias seguidos de ataques com intensos bombardeios, e pilhas de corpos se formavam. Usavam retroescavadeiras para jogá-los em valas comuns”.
A palestina ainda traz na memória o choro desesperado de homens e mulheres pelas mortes dos filhos e filhas, parentes e amigos. “Na guerra, as pessoas perdem o senso de humanidade. Não viram animais, viram monstros”.
Saindo do pesadelo para concretizar o sonho de ajudar
![]() |
| A ajuda vem de quem precisou de ajuda |
O casamento aos 17 anos de idade abriu caminho para a liberdade, para “fugir da guerra”. Faysa saiu da Jordânia com o marido e antes de chegar ao Brasil, em 1979, para se instalar em Mogi das Cruzes - onde mora até hoje -, passou por vários países.
Em Mogi, criou os dois filhos e uma filha, que já lhe deram cinco netos. Ela é comerciante e por tudo o que passou e enfrentou se dedica a trabalhar em ações voltadas a questões sociais e humanitárias.
Faysa Daoud nasceu e foi forjada na guerra que mata vidas, destrói sonhos e faz imperar o ódio. Mas, a palestina responde a tudo isso espalhando amor e buscando justiça, o que faz por meio da ONG Refúgio Brasil e como secretária da Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL).
O Refúgio Brasil, fundado por ela há alguns anos, ajuda pessoas que saem de países em guerra e outras anomalias, que insistem em quebrar a humanidade. A Ong fica em Mogi das Cruzes.
Nota da redação - Embora traga relatos vividos em uma época muito distante, o livro A MENINA DOS CAMPOS. Da Guerra à Superação é um retrato atual da situação da Palestina, por conta de Israel dar sequência ao massacre do povo palestino, no genocídio que já dura mais de setenta anos. A obra é um chamado a essa reflexão.


Comentários
Postar um comentário