Pular para o conteúdo principal

Julio: um guerreiro que se despede para se lançar em outros campos de batalhas

TRAJETÓRIA


Ele deixa o serviço público mas antecipa que vai descansar trabalhando em outras missões, porque o tempo não para


Por Aristides Barros


Julio - um exemplo no serviço público

Desde sua chegada em Bertioga, em 2003, que o santista Julio de Souza Neto, 68 anos, está em evidência na cidade. Seja na iniciativa privada ou na vida pública, o seu nome ecoa positivamente entre os que o conhecem direta ou indiretamente. A legião de amigos é grande e toda ela o eleva a esse mesmo grau: um grande amigo.


Faltam poucos dias para que ele deixe de vez a seara pública, onde começou a atuar em 2009 - durante o 2º mandato do então prefeito Mauro Orlandini. Após sair de uma das lojas de uma grande rede de supermercados, onde ficou por seis  anos como subgerente, ele foi “arrebatado” para o serviço público na Prefeitura de Bertioga.


Entre 2010 e 2012, Julio atuou na Secretaria de Saúde de Bertioga no setor de Administração e Manutenção das Unidades Básicas de Saúde. De 2013 a 2015, com Orlandini reeleito para o 3º mandato, ele foi designado para o Setor de Abastecimento passando a comandar a Chefia de Fiscalização das Praias. 


Ainda em julho de 2015 saiu do “Abastecimento” e foi para a Secretaria de Serviços Urbanos e indicado para ser o diretor do Cemitério Municipal de Bertioga, onde ficou até dezembro de 2016. 


Ao fim do segundo mandato de Orlandini, Julio foi exonerado e passou a trabalhar como vendedor ambulante, atividade que ficou por quase um ano, quando veio novo arrebatamento. Dessa vez foi atuar no Legislativo bertioguense, ficou de 2018 a 2020 trabalhando como assessor do vereador Arnaldo de Oliveira, um dos mais respeitados médicos de Bertioga.


Terminado o mandato do Dr Arnaldo, em 2021 Julio voltou a trabalhar no Cemitério, onde está até hoje, mas agora no cargo de  Coordenador de Serviços. “São 16 anos no serviço público de Bertioga e no meu conceito a minha carreira é vitoriosa, dei o meu melhor para tentar fazer o melhor, e me esforcei para isso”, afirma o sexagenário.


Fim de uma fase sem cessar as atividades



Parar para recomeçar

Ele admite que a ideia de assumir de vez a aposentadoria é por conta da perda inestimável de seu irmão António Antunes de Souza, falecido aos 66 anos, levado por um câncer. “Isso me abateu muito e me fez repensar bastante a vida, é hora de parar”, declarou. Julio também passou por momentos graves de saúde devido a um edema pulmonar e sobreviveu a um enfarte. 


“Fiquei sete dias numa UTI e 10 dias em recuperação e observação no Hospital Santo Amaro, foi duro lutar pela vida e os médicos foram ótimos”, reconheceu em agradecimentos.  Indagado se para de vez com todas as atividades para se dedicar somente à casa e à sua esposa Sonia Maria da Costa Souza, união que já dura 15 anos, ele é taxativo. 


“Por anos eu tenho uma vida agitada e cheia de trabalhos. É incerto e improvável dizer que vou estacionar de vez. O futuro pertence a Deus, e se Ele quiser que eu continue vou continuar; só que em outras atividades.”


Ainda em seu currículo, Julio tem uma laboriosa passagem como diretor da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o trabalho de ajuda na reformulação do Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Bertioga (CAMPB) e representante de Bertioga na Câmara Metropolitana da Pessoa com Deficiência, orgão ligado à Agência Metropolitana da Baixada Santista.       

  


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discussão seguida de agressão no Hospital de Bertioga vira caso de polícia

CONFUSÃO Diarista vive horas de tensão e medo e o caso vai parar na delegacia que "é" um dos itinerários das pessoas que passam pelo hospital da cidade; o outro é o cemitério  Por Aristides Barros   Zona de conflitos   Ao levar sua mãe, Márcia dos Santos Mesquita de Alcantara, 59 anos, no Hospital de Bertioga, a  diarista Gisele Mesquita Faustino, 32 anos, sofreu algo idêntico ao enfrentado por outras pessoas que buscaram atendimento no local. Todas viveram situações que não deveriam acontecer num equipamento público destinado a cuidar de pessoas enfermas e ao trabalho de salvar vidas.  Por não aceitar a alta médica da mãe que saiu do hospital do jeito que entrou, ainda sentindo fortes dores no peito houve uma discussão que envolveu funcionários da unidade de saúde e a diarista. O embate gerou agressões verbais e fisicas.   Ela acusou J.T.R, que é uma das funcionárias do local, de tê-la agredido. “Me deu um tapa no braço e esperou que eu reagisse” , contou ...

Sequência de despejos no “coração” de Bertioga é comparada a higienização social

Reintegração “imita” a política xenófoba dos países que expulsam imigrantes; na cidade litorânea os alvos são os pobres da Vila Tupi    Por Aristides Barros PM e oficial de justiça avisa o morador do despejo A Vila Tupi, no Centro de Bertioga, foi regularizada via processo fundiário que a princípio seria para beneficiar os moradores. A localidade foi reconhecida como área de interesse social e o plano regularizador era para o bem das famílias que vivem há décadas no local. Mas, várias delas  já foram descartadas do plano. Devido a ação atingir um grande número de famílias sem muitos recursos que moram no local fincado na área central da cidade muitos olhares veem o caso como um expurgo da população pobre da zona nobre de Bertioga. “É uma limpeza social”, afirmam e tom crítico à ação. Uma ação de reintegração de posse, com processo já transitado em julgado, prevê retirar cerca de 150 famílias da Vila Tupi e dezenas já foram despejadas. As que ainda estão em suas ca...

Em Bertioga, deputado Reis fala sobre assuntos que abalam a política nacional e o país

Na cidade, ele ajuda comunidades que precisam ser “separadas” do mapa do Perb para que elas possam continuar existindo Por Aristides Barros Reis defende a cassação de Eduardo Bolsonaro / Foto: AB Recentemente, o deputado estadual Paulo Batista dos Reis (PT) participou de uma reunião, em Bertioga, com líderes comunitários, um representante da Fundação Florestal e a prefeitura bertioguense para intermediar temas relacionados às obras necessárias nas Chácaras Mogianas em Boraceia.  Ele considerou que o encontro foi positivo, com a definição de que a Sabesp pode começar a fazer as obras de saneamento básico (rede de água e esgoto) na localidade e a prefeitura pode iniciar os trabalhos de infraestrutura de sua alçada. Isso tudo, havendo a sinalização positiva da Fundação Florestal, que é a gestora do Perb, e o aval do Governo do Estado.  Após os temas da reunião, a reportagem indagou Reis sobre como ele avalia o comportamento do governo brasileiro frente aos Estados Unidos mediante...